Cidade do Vaticano - O Papa Francisco vai encontrar-se com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, na quarta-feira, anunciou este sábado o Vaticano, noticia o site Noticias ao Minuto.
A reunião está agendada para a manhã do dia 04 de Dezembro, na sala de audiências da ala Paulo VI.
O Papa Francisco transmitiu também hoje ao Patriarca Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, o seu desejo de celebrar juntos o 1.700.º aniversário do Concílio Cristão de Niceia, abrindo as portas a uma nova viagem apostólica à Turquia.
A ideia consta de um telegrama enviado ao patriarca ecuménico da Igreja Ortodoxa e arcebispo de Constantinopla por ocasião da festa de Santo André, seu padroeiro, divulgado pela Santa Sé.
Na carta, Francisco reconhece o desejo de comemorar juntos o 1.700.º aniversário do importante Concílio de Niceia, convocado no ano 325 naquela cidade romana da Ásia Menor (actual Turquia) pelo imperador Constantino I para aproximar as posições entre os cristãos.
"Expressei diversas vezes o meu desejo de poder celebrar este acontecimento convosco e agradeço sinceramente a todos aqueles que já começaram a trabalhar para tornar isso possível", afirma o Papa na missiva.MOY/CS