Cidade do Vaticano - O Papa Francisco revelou, esta quarta-feira, que o seu antecessor, Papa Bento XVI, está “muito doente” e pediu aos fiéis uma “oração especial”.
“Gostaria de pedir a todos vós uma oração especial pelo Papa emérito Bento XVI, que, em silêncio, está a sustentar a Igreja. Recordemo-lo. Está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e ajude, neste testemunho de amor à Igreja, até ao fim”, afirmou Francisco no final da audiência geral desta quarta-feira, no Auditório Paulo VI.
Sublinhe-se que Bento XVI, conhecido como Joseph Ratzinger antes de se tornar Papa, tornou-se, em 2013, o primeiro Papa a demitir-se em cerca de 600 anos. Desde então, o antigo sumo pontífice, de 95 anos, tem vivido no Vaticano.
Na altura do anúncio da renúncia, o Papa explicou que não se sentia em condições para responder aos desafios de um mundo em rápida mudança.
Ratzinger foi o primeiro alemão a chefiar a Igreja Católica em muitos séculos, a 19 de Abril de 2005. A 13 de Março de 2013, duas semanas após a renúncia do papa teólogo, a Igreja Católica elegeu Francisco, primeiro papa do hemisfério sul.