Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Papa expressa condolências às vítimas de incêndio na Macedónia do Norte

    Angop logo
     Mundo              
  • Luanda • Domingo, 16 Março de 2025 | 16h32
Papa Francisco
Papa Francisco
Divuçgação

Vaticano - O Papa Francisco, hospitalizado devido a problemas respiratórios, expressou hoje profundas condolências às vítimas e sobreviventes do incêndio numa discoteca na Macedónia do Norte que provocou pelo menos 59 mortos e 155 feridos, noticiou o site Notícias ao Minuto.

Segundo um telegrama do secretário de Estado do Vaticano, cardeal italiano Pietro Parolin, ao bispo de Skopje, Kiro Stojanov, Francisco quis "transmitir às famílias dos falecidos, principalmente aos jovens, a expressão das suas profundas condolências, num desejo de proximidade espiritual aos feridos".

O número oficial provisório de vítimas do incêndio na madrugada de hoje na discoteca em Kocani, a cerca de 100 quilómetros da capital, Skopje, subiu para 59 mortos e 155 feridos.

O ministro do Interior norte-macedónio, Pance Toskovski, referiu que, das 59 vítimas mortais, 35 foram identificadas, sendo 31 naturais das cidades de Kocani e Stip.

O número de pessoas hospitalizadas é de 155, acrescentou o ministro, que falava numa conferência de imprensa, sublinhando que foram emitidos quatro mandados de detenção, sem especificar quem são os visados.

As vítimas do incêndio são, na sua maioria, jovens que assistiam a um concerto do grupo de hip-hop DNK, um dos mais populares do país, na discoteca "Pulse", em Kocani.

As autoridades locais indicaram que cerca de 1.500 pessoas assistiam ao espetáculo.

"Tentaram reanimar as pessoas no local. Os bombeiros e as ambulâncias chegaram a tempo, mas não foi suficiente", relatou uma jovem que estava no concerto, citada por meios de comunicação locais à porta de um hospital já em Skopje.

A directora do hospital de Kocani, Kristina Serafimovska, afirmou a um meio de comunicação local que as vítimas cujos corpos chegaram à unidade tinham entre 14 e 25 anos.

Entre os feridos, "deram entrada 70 pacientes com queimaduras e intoxicações por monóxido de carbono", acrescentou.

De acordo com o 'site' informativo SDK, o incêndio começou pelas 03:00 (02:00 em Luanda) e terá sido provocado por engenhos de pirotecnia.

Vídeos publicados nas redes sociais e filmados antes do incêndio mostram um tipo de fogo-de-artifício utilizado em ambientes fechados durante os concertos.

"Muito provavelmente, as faíscas atingiram o teto, feito de um material facilmente inflamável, e, num curtíssimo espaço de tempo, o incêndio propagou-se por toda a discoteca, formando uma densa nuvem de fumo", afirmou o ministro do Interior norte-macedónio.

Outras imagens, divulgadas um pouco mais tarde, mostram chamas de grandes dimensões a sair do edifício, vendo-se, depois, a chegada dos veículos de emergência.

O primeiro-ministro, Hristijan Mickoski, escreveu no Facebook que "o dia de hoje é difícil e profundamente triste para a Macedónia do Norte".

"A perda de tantas vidas jovens é irreparável e a dor das famílias, dos entes queridos e dos amigos é imensurável", afirmou.CS
 





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

Moçambique soma 16 mortos com passagem do ciclone Jude

 Sábado, 15 Março de 2025 | 20h24

Desportivo pode conquistar três pontos na secretaria

 Sábado, 15 Março de 2025 | 20h21

Bombardeamentos da RSF matam civis em El Obeid

 Sábado, 15 Março de 2025 | 20h20

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+