Vaticano - O Papa Francisco exortou hoje a rezar pela paz na Ucrânia, numa carta em latim, antes de uma peregrinação de católicos ucranianos ao santuário mariano de Berdychiv, no próximo dia 21, que conta com representação do Vaticano, noticiou o site Notícias ao Minuto.
"Exortarás a todos os participantes neste evento a implorarem incessantemente para que reine a paz e acabe a guerra na Ucrânia e em todas as partes do mundo", escreve o Papa Francisco.
A missiva escrita em latim foi entregue ao secretário de Estado cardeal Pietro Parolin, que vai representar o Vaticano na peregrinação, no dia 21 de Julho, ao santuário mariano de Berdychiv, na Ucrânia.
O Papa também apela ao secretário de Estado para levar a sua "bênção, benevolência e proximidade neste período extremamente difícil para o amado povo da Ucrânia".
Pietro Parolin far-se-á acompanhar, na sua visita à Ucrânia, por dois sacerdotes, o reitor do seminário da diocese de Kiev-Zhytomir, Ruslan Mykhalkiv, e o secretário do arcebispo metropolitano dos ladinos de Lviv, Andriy Lehovich.
Segundo o Vaticano News, o santuário de Berdychiv, de culto mariano, é um destino tradicional de peregrinos que rezam pela paz e, no dia 21 de Julho, acontece uma celebração de uma peregrinação de católicos ucranianos de ritual latino.
O santuário, na província de Zhytomyr, a oeste de Kiev, é destino de peregrinações católicas de toda a Ucrânia e de outros países e, depois do início da guerra em fevereiro de 2022, "os peregrinos pedem em particular a intercessão de Maria pela paz" no país.
A viagem do cardeal Pietro Parolin à Ucrânia será a primeira do secretário de Estado da Santa Sé, desde o início da invasão russa no país, depois de ter marcado presença nos anos de 2016 e 2021.CS