Beijing - Onze pessoas morreram num acidente rodoviário ocorrido esta sexta-feira ao longo da fronteira entre a China e o Vietname, entre os quais nove cidadãos vietnamitas.
Segundo a Associated Press, o incidente põe em evidência a persistência do tráfico de seres humanos na região montanhosa da fronteira, onde há muito existe um comércio de produtos agrícolas e de trabalhadores provenientes do Vietname para a província chinesa de Guangxi, relativamente pobre.
Uma das outras vítimas era chinesa e há ainda uma vítima cuja nacionalidade não foi ainda determinada, segundo informou o governo local do condado chinês de Jingxi.
De acordo com o governo, as vítimas encontravam-se entre as 14 pessoas a bordo de um veículo todo-o-terreno que capotou e caiu numa ravina. Disse, ainda, que o incidente está relacionado com o tráfico de seres humanos.
Os sobreviventes serão agora interrogados, para determinar as causas do sucedido.
As limitadas oportunidades de emprego em certas zonas do Vietname têm motivado alguns dos seus cidadãos a procurar a sua sorte em países onde os salários são mais elevados, incluindo em partes marginalmente mais favorecidas da China, onde trabalham em quintas e fábricas e algumas mulheres acabam em casamentos forçados.
Em 2019, os corpos de 39 jovens vietnamitas foram encontrados num camião no sudeste de Inglaterra, numa (também) aparente tragédia associada ao tráfico de pessoas.AM/DSC