Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OMS preocupada com transmissão do vírus Monkeypox a grupos de risco

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 29 Junho de 2022 | 20h06
Logomarca da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Logomarca da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Divulgação

Lisboa - O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) manifestou-se hoje preocupado com a transmissão do vírus Monkeypox a crianças e grávidas e anunciou que vai convocar uma nova reunião do Comité de Emergência.

"Estou preocupado com a transmissão porque sugere que o vírus está a estabelecer-se e pode deslocar-se para grupos de alto risco, incluindo crianças, pessoas imunodeprimidas e grávidas", salientou Tedros Adhanom Ghebreyesus em conferência de imprensa.

De acordo com o responsável da organização, o vírus foi identificado em mais de 50 países, uma "tendência que é provável que continue", e registaram-se já casos de crianças infectadas, mas sem gravidade.

O director-geral adiantou ainda que, a pedido dos próprios peritos do Comité de Emergência, pretende convocar novamente esse órgão, depois de no primeiro encontro realizado em 23 de Junho os especialistas terem considerado que a Monkeypox não representava uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta.

"Eles também aconselharam que eu os devo convocar com base na evolução da situação, o que eu vou fazer", assegurou Tedros Adhanom Ghebreyesus, adiantando que 11 dos 14 peritos do Comité de Emergência consideraram que não estavam reunidos os critérios para a declaração do nível de alerta mais elevado.

Ao Comité de Emergência, que reúne por convocação do director-geral da OMS, cabe recomendar se um surto constitui uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional (PHEIC), propondo medidas temporárias para prevenir e reduzir a propagação de uma doença e gerir a resposta global à saúde pública, que assim for necessário. 

A PHEIC é declarada com base num "evento extraordinário, grave, repentino, incomum ou inesperado", com implicações para a saúde pública para além da fronteira nacional do Estado afectado e que pode exigir uma acção internacional imediata.

Desde 01 de Janeiro e até 22 de Junho, foram reportados à OMS 3.413 casos confirmados em laboratório de Monkeypox e uma morte em 50 países e territórios de várias regiões do mundo.



Tags


Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Europeus vão apresentar plano na próxima semana

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 13h09

Angolano soma primeiro troféu pelo Fenerbahçe

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 12h52

Guarda Revolucionária inicia manobras no sudoeste do Irão

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 12h42

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+