Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OMS define 25 políticas de saúde com efeitos positivos em cinco anos

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Segunda, 24 Março de 2025 | 14h11
Logomarca da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Logomarca da Organização Mundial da Saúde (OMS)
Divulgação

Genebra - Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa, divulgado hoje, defende que a implementação de 25 políticas de saúde, como o aumento dos impostos sobre tabaco e álcool, pode ter efeitos positivos em cinco anos.

A análise elaborada pelos especialistas em doenças não transmissíveis da OMS na Europa foi publicada hoje na revista científica The Lancet Regional Health - Europe e defende que "a saúde é uma escolha política", como referiu o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge.

Neste estudo, os investigadores analisaram várias medidas específicas e chegaram à conclusão de que o impacto da sua implementação na região da Europa e Ásia Central num período de cinco anos é positivo, o que demonstra "como os decisores políticos e as políticas podem alcançar resultados que podem ser medidos no combate às doenças não transmissíveis num único ciclo político", referiu a OMS em comunicado.

Entre as medidas identificadas pelos investigadores como "compras rápidas" capazes de garantir efeitos a curto-prazo estão, além do aumento dos impostos sobre o tabaco, álcool e alimentos que não são saudáveis, a reformulação de produtos alimentares e de bebidas com teores elevados de sal, açúcar e gordura. Colocar a informação nutricional na parte da frente das embalagens é também outra das medidas defendidas no estudo hoje publicado, assim como a comparticipação de soluções farmacológicas para quem pretende deixar de fumar.

Em relação ao consumo de álcool, o estudo sublinha que devem ser aplicadas restrições em relação à publicidade que é feita sobre o álcool nas diversas plataformas, de forma a diminuir a exposição dos consumidores a este produto. E aponta também para a criação de pontos de controlo de álcool para condutores.

No âmbito do combate contra o cancro, os investigadores defendem a implementação de planos de vacinação contra o vírus do papiloma humano para raparigas com idades entre os 9 e os 14 anos.

De acordo com o documento, que é assinado por 15 investigadores, foi possível encontrar evidências de que, por exemplo, a medida relacionada com o aumento das taxas sobre o tabaco pode ter efeitos positivos em quatro meses. Já a comparticipação de métodos para deixar de fumar pode ter efeitos em seis meses.

"As doenças não transmissíveis são a principal causa de morte e incapacidade em todo o mundo", referiu a OMS em comunicado, acrescentando que representam 90% das mortes na Europa.

"Compreendemos a urgência política de produzir resultados políticos alcançáveis. Ao incorporar a dimensão do tempo, o nosso estudo sublinha que os líderes que implementam estas medidas podem muitas vezes apontar para benefícios mensuráveis para a saúde pública no período de apenas um ano", explicou Allison Ekberg, uma das autoras do estudo.CS





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+