Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

OIM defende reavaliação das sanções à Síria para permitir reconstrução

     Mundo              
  • Luanda • Sexta, 20 Dezembro de 2024 | 13h00
Logotipo da OIM - Organização Internacional para as Migrações
Logotipo da OIM - Organização Internacional para as Migrações
Divulgação-ANGOP

Genebra - A directora-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Amy Pope, defendeu hoje que as sanções internacionais impostas à Síria "têm de ser reavaliadas" para permitir a reconstrução, apontando as consequências são muito visíveis e fragilizam o país.

Numa conferência de imprensa realizada esta manhã em Genebra, na Suíça, Amy Pope frisou que a economia na Síria se baseia apenas em dinheiro, já que não há sistema bancário devido às sanções impostas há vários anos ao regime do ex-Presidente Bashar al-Assad.

"Temos de adoptar excepções às sanções, é a única maneira de reconstruir e desenvolver o país e de darmos escala às respostas que precisamos dar a todas as necessidades que vemos", afirmou.

A responsável da agência da ONU, que visitou Damasco nos últimos dias descreveu ainda as "enormes faltas" em todas as áreas, referindo a necessidade de fornecer recursos em grande escala.

"O Governo atual não tem capacidade de responder às necessidades das pessoas, é preciso ajuda da comunidade internacional", sublinhou.

"O impacto de quase 14 anos de conflito é evidente em todo o lado", adiantou Amy Pope, referindo que o país "está num encruzilhada -- o seu povo resoluto, determinado a superar o passado, determinado a reconstruir as suas vidas, mas cauteloso com a imensa incerteza do que está por vir".

Em algumas zonas do país, descreveu, as infraestruturas essenciais, como hospitais e escolas, estão destruídas ou disfuncionais.

"Alepo, por exemplo, foi praticamente destruída durante o conflito entre 2012 e 2016, com mais de dois milhões de pessoas a abandonarem a cidade".

Portanto, resumiu, "as necessidades humanitárias vão desde as mais básicas -- abrigo, comida e água potável -- até à complexa tarefa de reconstruir uma sociedade destroçada".

Segundo assegurou, os vários representantes do Governo interino com quem se encontrou, manifestaram "interesse na reconstrução do país e abertura à comunidade internacional, com uma vontade declarada de fazer uma parceria para satisfazer as necessidades dos sírios".

Para ajudar, aponto a responsável, há que seguir algumas prioridades.

"A prioridade número um é a assistência humanitária. Os números são gritantes. Mais de 90% da população vive abaixo do limiar da pobreza e cerca de 800 mil pessoas tornaram-se novos deslocados nas últimas semanas".

Em segundo lugar, é fundamental ter estabilidade.

"Haverá uma transição -- a justiça, a reparação e a inclusão são uma parte importante disto. Os direitos à habitação, à terra e à propriedade são essenciais e estão no centro da estabilização da comunidade, no contexto dos retornos esperados", sublinhou Amy Pope, adiantando que é essencial recolher dados que estão, há muito, em falta.

"A realização rápida deste trabalho de base crítico é extremamente importante, porque sem os dados, não podemos saber onde priorizar a assistência e, portanto, isto é fundamental para toda a resposta", argumentou.

Por outro lado, a OIM vai aumentar a presença da organização na Síria, nomeadamente em Damasco, de onde está ausente desde 2018, e retomar esforços com parceiros e comunidades locais.

A organização está a fazer contactos com os países vizinhos que acolheram populações sírias durante a última década.

"Naturalmente, também estão atentos à situação e necessitam de apoio para se adaptarem à paisagem em mudança. Instamos a comunidade internacional a continuar a prestar apoio aos países que acolhem um grande número de cidadãos sírios", apelou, sublinhando que o compromisso com o povo da Síria vai continuar.CS
 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+