Olso - A Noruega vai enviar para a Ucrânia oito carros de combate Leopard , munições, peças para reposição e até quatro veículos de apoio, declarou, esta terça-feira, o Governo norueguês.
A data de entrega dos tanques não foi especificada no comunicado do Ministério da Defesa norueguês, mas o ministro da Defesa do país, Bjorn Arild Gram, actualmente em Bruxelas para uma reunião de doadores, afirmou aos meios de comunicação da Noruega que o envio seria realizado em breve.
A Noruega vai ainda contribuir com 250 milhões de coroas (23 milhões de euros) para o European Peace Facility, fundo criado pela União Europeia (UE) - do qual o país escandinavo não faz parte - para financiar a assistência militar prestada à Ucrânia.
A contribuição norueguesa será usada para comprar munição adicional e peças de reposição para os tanques doados.
Como vários países europeus, a Noruega comprometeu-se com Kiev a enviar tanques "Leopard 2", mas sem especificar o número. O Exército norueguês possui actualmente 36 destes veículos blindados em serviço.
A Noruega também anunciou um pacote de ajuda civil e militar plurianual de cinco anos (2023-2027) para a Ucrânia de 75 mil milhões de coroas (6,8 mil milhões de euros), actualmente a ser aperfeiçoado no quadro das negociações com outros partidos políticos.