Nações Unidas – O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o mundo precisa mais do que nunca da paz, depois de um ano que forçou milhões de pessoas a mudar as suas vidas.
Numa mensagem em vídeo divulgada quinta-feira, em Washington, Guterres sublinhou que globalmente, 100 milhões de pessoas foram deslocadas pela guerra, fogo, seca, pobreza e fome” e apela para a busca da paz para guiar as acções de todas as pessoas.
O chefe da ONU apelou pela paz para que as mulheres e meninas vivam com dignidade, pelo pleno gozo dos direitos humanos e pelo fim do abuso e do discurso do ódio.
Da Ucrânia ao Afeganistão, à República Democrática do Congo (RDC) e mais além, muitos foram forçados a deixar as ruínas de suas casas e meios de subsistência em busca de algo melhor”, frisou.
A mensagem exigia coexistência, diálogo e cessação da violência, uma melhor relação com a natureza e o clima para construir um mundo mais sustentável.
O ano que está terminar viu milhões de pessoas serem obrigadas a mudar as suas vidas devido a conflitos, pobreza e calamidades relacionadas ao clima.
Juntos, façamos 2023 por ano quando a paz voltar para nossas vidas, nossos lares e nosso mundo”, concluiu.
Segundo dados da ONU, em 2021 havia 84 milhões de refugiados no planeta, mas em Novembro deste ano o número havia ultrapassado 100 milhões.
Mais da metade destes (59,1 milhões) permanecem em seus próprios países, o que também não lhes garante uma vida mais estável.
Oitenta por cento dessas pessoas permanecem expostas à violência, insegurança alimentar ou pobreza extrema em contextos extremamente frágeis.