Abu Dhabi - O Conselho Supremo Federal dos Emirados Árabes Unidos elegeu o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, como presidente do país, segundo revela a agência de notícias WAM. A decisão surge um dia após a morte do ex-presidente Sheik Khalifa Bin Zayed Al-Nahian meio irmão de Mohamed bin Zayed.
Em comunicado, citado pela WAM, o Conselho refere que a votação deste sábado contou a presença dos chefes dos sete emirados e que príncipe herdeiro foi eleito “por unanimidade”, tornando-se, aos 61 anos, o terceiro presidente dos Emirados Árabes Unidos.
Sheikh Khalifa bin Zayed Al-Nahyan, que acompanhou a ascensão do seu país no cenário internacional nas últimas duas décadas, morreu aos 73 anos, segundo anunciaram, na sexta-feira, as autoridades.
O falecido chefe de Estado apenas raramente aparecia em público desde um derrame cerebral, em Janeiro de 2014, deixando as principais tarefas de Estado para o seu meio-irmão, que agora assume a presidência.
O Ministério de Assuntos Presidenciais dos Emirados Árabes Unidos anunciou um período de luto de 40 dias e uma suspensão de três dias de trabalho em todos os ministérios e no sector privado, incluindo bandeiras a meia haste.