Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Moção ao governo de Scholz votada hoje

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 16 Dezembro de 2024 | 10h47
Chanceler Alemão, Olaf Scholz
Chanceler Alemão, Olaf Scholz
Divulgação

Berlim - Os deputados alemães votam esta segunda-feira, no Bundestag (parlamento) a moção de confiança ao governo liderado pelo chanceler Olaf Scholz.

O resultado desta votação não é, contudo, uma incógnita e esperam-se eleições antecipadas a 23 de Fevereiro de 2025, segundo a Lusa.

A votação surge mais de um mês depois do fim da coligação composta pelo Partido Social Democrata (SPD), os Verdes e os liberais do FDP.

A coligação "semáforo", assim chamada pelas cores dos partidos que a integravam, terminou depois de Olaf Scholz ter demitido o então ministro das Finanças, e líder do FDP, Christian Lindner, por desentendimentos na discussão do plano para o orçamento.

Entretanto, a coligação tripartida, que durou cerca de três anos, enfrentou vários desafios que levaram a divisões cada vez mais acentuadas e a uma instabilidade governativa que custou ao SPD, aos Verdes e ao FDP perdas acentuadas nas urnas, chegando mesmo a obter os piores resultados de sempre em eleições.

Inicialmente, Scholz pretendia convocar uma moção de confiança em 15 de Janeiro, o que levaria a Alemanha a ir a votos no final de Março, seis meses antes do previsto. 

Depois da pressão de outros partidos e da opinião pública, o chefe do Governo mostrou flexibilidade.

Actualmente, o país é gerido provisoriamente por um governo minoritário formado pelo SPD e os Verdes até novas eleições.

Na passada quarta-feira, Olaf Scholz fez o pedido formal ao Parlamento alemão da moção de confiança.

"Com isso, gostaria de abrir caminho para eleições antecipadas para o Bundestag. Na próxima segunda-feira, explicarei pormenorizadamente a minha proposta (...) Se os deputados seguirem o caminho por mim proposto, solicitarei ao Presidente Federal Steinmeier, na segunda-feira à tarde, a dissolução do Bundestag.

Se o Presidente Federal seguir a minha proposta, os eleitores poderão eleger um novo Bundestag a 23 de Fevereiro. É esse o meu objetivo", escreveu Scholz em comunicado.

A votação da moção de confiança está marcada para segunda-feira às 13h00 (13h00 em Angola).

Antes, está prevista uma intervenção por parte de Olaf Scholz.

Depois de votada a moção de confiança no Bundestag, é expectável que o governo minoritário, liderado por Olaf Scholz, caia, com o presidente Frank-Walter Steinmeier a marcar novas eleições. 

O cenário mais provável é o de eleições antecipadas a 23 de Fevereiro e já são conhecidos os quatro candidatos dos partidos com Maio representação no Bundestag, com a extrema-direita a escolher, pela primeira vez, apenas um nome para a corrida.

Olaf Scholz é novamente o candidato do SPD, Friedrich Merz é o nome escolhido pela União Democrata-cristã (CDU), Alice Weidel é a figura da Alternativa para a Alemanha (AfD) e Robert Habeck é o candidato dos Verdes a chanceler.

Na República Federal da Alemanha realizaram-se eleições antecipadas em três ocasiões.

Em 1972, com Willy Brandt, do SPD, a perder a moção de confiança, mas a ser reeleito chanceler.

Em 1982, Helmut Schmidt, do SPD, foi alvo de uma moção de censura, dando lugar a Helmut Kohl da CDU.

Em 2005, Gerhard Schröder (SPD) pediu uma moção de confiança e perdeu a votação, marcando o início dos 16 anos do governo de Angela Merkel (CDU). GAR





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Síria deve continuar a ser um Estado soberano

 Segunda, 16 Dezembro de 2024 | 12h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+