Teerão - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão congratulou-se esta quarta-feira com o acordo de cessar-fogo entre Israel, o Hezbollah e o Governo libanês, e sublinhou que Teerão apoia as tréguas, noticiou o site Notícias ao Minuto.
Numa conferência de imprensa realizada na embaixada iraniana em Lisboa, Seyed Abbas Araghchi salientou que o Irão irá respeitar o acordo enquanto Israel também o fizer, e afirmou que Teerão está pronto.
"Temos o direito de defender-nos e reservar-nos este direito" se Israel voltar a atacar os interesses do Irão, sublinhou Araghchi.
O acordo de cessar-fogo entrou em vigor às 04:00 locais (02:00 em Lisboa) desta quarta-feira e é válido por 60 dias, após mais de um ano de combates entre o Hezbollah, grupo xiita pró-iranino, e Israel, que causaram milhares de mortos.
O Hezbollah começou a bombardear de Israel a partir do sul do Líbano para apoiar o grupo extremista palestiniano Hamas, que atacou Israel em 07 Outubro de 2023 e enfrenta, desde então, uma ofensiva israelita em Gaza.
Em Setembro, Israel intensificou o bombardeamento do Líbano, a que se seguiu uma invasão do sul do país vizinho.
Questionado pelos jornalistas se o regresso de Donald Trump à Casa Branca vai mudar alguma coisa no Médio Oriente, o chefe da diplomacia iraniana pediu "mais sabedoria" ao Presidente eleito dos Estados Unidos.
Sobre um alegado apoio do Irão ao exército russo na guerra contra a Ucrânia, Araghchi respondeu que Teerão e Moscovo há muito que promovem a cooperação militar e que é este o caso que se vive actualmente. MOY/AM