Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro dos Negócios Estrangeiros russo visita o Irão nos próximos dias

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 19h15
Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov
Ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov
Divulgaçao

Moscovo - O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, deverá visitar o Irão nos próximos dias, anunciaram hoje diplomatas iranianos, sem especificar a data, segundo o site Notícias ao Minuto.

A visita incidirá sobre "o estado das relações bilaterais e a evolução da situação regional e internacional", disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Esmaïl Baghaï, num comunicado, em que não se especificaram os assuntos a discutir.

Lavrov visitou o Irão pela última vez em Outubro de 2023.

O Irão e a Rússia eram os dois principais aliados na Síria do presidente deposto Bashar al-Assad, que foi derrubado em Dezembro por uma coligação liderada pelo grupo radical islâmico sunita Hayat Tahrir al-Sham (HTS), um antigo ramo sírio da Al-Qaeda.

Teerão e Moscovo aceleraram a sua aproximação desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, e a imposição de sanções económicas contra a Rússia pelos países ocidentais.

O Irão e a Rússia partilham o desejo comum de contrariar o que consideram ser a hegemonia americana nas transações internacionais dominadas pelo dólar.

Os anúncios de cooperação entre o Irão e a Rússia multiplicaram-se nos últimos anos nos domínios das finanças, do comércio de bens de consumo e da energia.

Mas os dois países encontram-se por vezes em concorrência em certos mercados, como o da petroquímica.

Desde Setembro de 2024, os iranianos, cujo país está isolado do sistema bancário mundial devido às sanções internacionais, podem levantar dinheiro na Rússia com um cartão iraniano, graças a um acordo bilateral.

A Rússia é um dos signatários, juntamente com a França, a Alemanha, o Reino Unido e a China, de um acordo nuclear internacional com o Irão.

O texto previa o abrandamento das sanções contra Teerão e o regresso dos investimentos ocidentais no Irão, em troca de um maior controlo das atividades nucleares iranianas.

Em 2018, os Estados Unidos de Donald Trump retiraram-se do acordo, que tinham assinado três anos antes.

Desde então, o Irão atravessa uma grave crise económica caracterizada por uma inflação galopante e uma rápida desvalorização da sua moeda, o rial, face ao dólar.CS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Ndongala Nsiala lança primeira obra no mercado literário

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 19h06

Angolanos prometem contrariar favoritismo magrebino

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 18h45

MPLA adapta-se a nova política de divisão administrativa

 Sexta, 28 Fevereiro de 2025 | 18h39

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+