Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ministro da Defesa grego exige que França aclare venda de mísseis à Turquia

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h52
Bandeira da Grêcia
Bandeira da Grêcia
Divulgação

Atenas - O ministro grego da Defesa, Nikos Dendias, instou o embaixador francês Laurence Auer a explicar os planos de um consórcio francês para vender mísseis à Turquia.

Num post partilhado no X, Dendias pediu "uma actualização oficial sobre a venda de mísseis Meteor à Turquia por um consórcio em que a França participa".

 O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, afirmou que a venda de mísseis Meteor à Turquia é contrária às "excelentes relações estratégicas" entre Grécia e França, avança a rede televisiva francesa euronews.

Mitsotakis afirmou "não ter qualquer informação" sobre a potencial venda de mísseis à Turquia, numa entrevista à Alpha TV, na quarta-feira à noite.

Em Setembro de 2021, França e Grécia assinaram o acordo de defesa franco-grego, que inclui uma cláusula de defesa mútua no caso de uma das partes ser atacada por um país terceiro.

 O texto também aconselha os dois países a dialogarem sobre decisões que afectem os seus interesses de segurança "sempre que possível".

Desde Janeiro de 2021, a Grécia comprou um total de 24 jactos Rafale, produzidos pela empresa francesa Dassault Aviation, e recebeu fragatas francesas.

O programa de mísseis Meteor foi desenvolvido por um consórcio de parceiros europeus liderado pelo fabricante francês MBDA.

A iniciativa militar foi criada para satisfazer as necessidades de seis países europeus: Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Espanha e Suécia.

De acordo com o site da MBDA, o Meteor tem um "motor ramjet" que lhe permite "impulsionar todo o caminho até à intercepção do alvo". Isto proporciona a "maior zona de não evasão de qualquer sistema de mísseis ar-ar, várias vezes superior à dos actuais mísseis ar-ar de médio alcance, com uma "ogiva de fragmentação que assegura a máxima letalidade".

A Grécia e a Turquia podem ser aliadas da NATO, mas têm uma longa história de tensões e confrontos, e a potencial venda de mísseis Meteor à Turquia pode suscitar preocupações quanto a uma alteração do equilíbrio militar regional.

Durante uma reunião com Mitsotakis, em Maio do ano passado, o presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, afirmou que não havia "problemas insolúveis" com a Grécia.

 Mas, num discurso proferido em meados de Dezembro, o ministro grego da Defesa, Nikos Dendias, anunciou que a Turquia estava "a aumentar gradualmente a sua lista de exigências" contra a Grécia.

"Embora o diálogo com a Turquia seja necessário, deve sempre implicar a rejeição dos aspectos inaceitáveis das posições turcas, como a ameaça casus belli", afirmou. AM

 

 

 





Fotos em destaque

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49


Notícias de Interesse

Desportivo da Lunda Sul recebe Libolo nas Mangueiras

 Quinta, 30 Janeiro de 2025 | 15h43

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+