Belgrado - Em vez das tradicionais festas de rua agitadas na véspera de Ano Novo, dezenas de milhares de manifestantes liderados por estudantes universitários se reuniram durante a noite em Belgrado e outras cidades sérvias para exigir reformas políticas e justiça no país dos Balcãs.
Os manifestantes têm se manifestado ativamente após o trágico desabamento de uma cobertura de concreto na estação central de trem da cidade de Novi Sad, no norte do país, em 1 de Novembro, que resultou em 15 mortes, informa a Associated Press.
A tragédia foi atribuída à corrupção e às práticas de construção abaixo do padrão pela liderança populista sérvia, levando a uma ampla indignação pública e demandas por responsabilização.
Estudantes de várias universidades de Belgrado organizaram o protesto sob o lema “Não há Ano Novo — Vocês ainda nos devem pelo Ano Antigo”.
A multidão barulhenta, gritando “Queremos Justiça”, ficou em silêncio às 23h52 com 15 minutos para homenagear as vítimas da tragédia de Novi Sad.
Muitos seguravam faixas com uma marca de mão vermelha, que se tornou um símbolo dos protestos antigovernamentais, dizendo às autoridades que eles têm sangue em suas mãos. ADR