Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

México: Preso militar responsável pelo desaparecimento de 43 estudantes

     Mundo              
  • Luanda • Sexta, 16 Setembro de 2022 | 16h01

México - As autoridades mexicanas prenderam, esta sexta-feira, um general reformado e dois outros militares por ligações ao desaparecimento de 43 estudantes numa base militar, em 2014.

De acordo com o secretário adjunto de segurança pública do México, Ricardo Mejia, citado pelo jornal The Guardian, o ex-general, Rodríguez Pérez,  comandava a base do exército na cidade de Iguala, no estado de Guerrero, em Setembro de 2014, quando os alunos de uma faculdade de professores radicais foram raptados durante uma visita de estudo.

Ainda de acordo com a mesma fonte, já no mês passado, uma comissão do governo que está também a investigar o caso divulgou um relatório que apontava Rodríguez Pérez como responsável pelo desaparecimento de seis dos estudantes.

O subsecretário do Interior Alejandro Encinas Rodríguez, que liderou a comissão, informou na altura que, seis dos estudantes desaparecidos teriam sido mantidos vivos num depósito vários dias antes de serem entregues a Pérez, que ordenou a sua morte.

O relatório considerou estes desaparecimentos um  “crime de estado”, e apontou que as autoridades estavam a monitorizar de perto os alunos da faculdade de professores de Ayotzinapa desde o momento em que deixaram o campus naquela noite. Um soldado que se infiltrou na escola estava entre os alunos sequestrados, e o exército não seguiu protocolos para tentar resgatá-lo.

Ao longo destes anos foram feitas inúmeras investigações do governo e independentes para saber o que aconteceu aos jovens, mas a única narrativa conclusiva sobre o sucedido é que a polícia local pode tê-los tirado de um autocarro em Iguala para os entregar a um gangue de traficantes. O motivo do sequestro ainda não está claro e os corpos nunca foram encontrados por inteiro, só alguns fragmentos de ossos queimados de três dos alunos.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PR felicita Imperador do Japão

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 12h46

IGT defende maior valorização do capital humano

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 12h43

Cultura quer aproveitamento dos pontos turísticos no Cunene

 Domingo, 23 Fevereiro de 2025 | 12h28

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+