Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

México prepara-se para a chegada do perigoso furacão Otis

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 25 Outubro de 2023 | 10h10
Bandeira do México
Bandeira do México
Divulgaçao

Cidade do México - O furacão Otis poderá atingir a categoria máxima antes de alcançar a costa oeste do México, devendo acontecer esta manhã, disse o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos EUA.

Num comunicado, o NHC disse que o Otis passou, em poucas horas, na terça-feira, de uma tempestade tropical para um perigoso furacão de categoria 4, com ventos máximos sustentados de 230 quilómetros por hora, ao aproximar-se da costa sul do Pacífico do México.

Tanto o centro norte-americano como o Serviço Meteorológico Nacional do México alertaram que o Otis deverá continuar a ganhar força e poderá tornar-se um furacão de categoria 5, a máxima, com ventos superiores a 253 quilómetros por hora.

O NHC disse que o Otis, que estava a cerca de 135 quilómetros a sudeste de Acapulco e se movia de norte a noroeste a 13 quilómetros por hora, poderá atingir esta manhã a costa, perto da famosa estância balnear mexicana.

O furacão é "extremamente perigoso" e "possivelmente catastrófico", alertou o centro.

Um alerta de furacão estava em vigor numa extensão de quase 500 quilómetros da costa do estado de Guerrero, entre as cidades de Punta Maldonado e Zihuatanejo.

Em Acapulco, as pessoas correram para casa quando a chuva começou a atingir a estância balnear e os ventos aumentaram, expulsando os turistas das praias.

O governo do estado de Guerrero disse que estava a preparar 396 abrigos para as famílias que poderão ter de abandonar as suas casas devido aos danos causados pelo vento ou pelas ondas.

O exército e a marinha do México enviaram mais de oito mil soldados para a região com equipamento especializado para ajudar em eventuais operações de resgate.

As autoridades encerraram as escolas e fecharam o porto de Acapulco, onde normalmente se fixam cerca de 300 barcos de pesca.

O NHC prevê que o Otis traga entre 13 e 25 centímetros de chuva a Guerrero, com até 38 centímetros de chuva possível em algumas áreas. Algo que criou receios sobre deslizamentos de terra e inundações repentinas no terreno montanhoso íngreme deste estado mexicano.

Entretanto, no oceano Atlântico, o furacão Tammy continuou a mover-se para nordeste com ventos de 120 quilómetros por hora, depois de atravessar as ilhas das Caraíbas situadas junto à Venezuela.

O NHC prevê que o Tammy, localizado a cerca de 910 quilómetros a sudeste das Bermudas, perca força até quinta-feira.

Acapulco foi atingida em 09 de Outubro de 1997 pelo furacão Paulina que atingiu terra como categoria 4 e matou mais de 200 pessoas, sendo um dos desastres naturais mais graves do México.

Na semana passada, o furacão Norma matou três pessoas um pouco mais ao norte, no estado de Sinaloa.

O furacão atingiu a costa duas vezes, primeiro na península da Baixa Califórnia, depois no estado de Sinaloa. CNB/GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

PR participa no funeral de Sam Nujoma

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 16h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+