Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

María Corina Machado vence prémio de Direitos Humanos

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 30 Setembro de 2024 | 13h59

Estrasburgo - A líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, ganhou hoje o Prémio Vaclav Havel de Direitos Humanos, atribuído anualmente pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, noticiou o site Notícias ao Minuto.

A sua filha, Ana Corina Sosa, recebeu o prémio e é a primeira vez que o Conselho da Europa atribui o galardão a alguém da América Latina desde que a organização entregou o prémio pela primeira vez em 2013.
 
Maria Corina Machado, 56 anos, que vive escondida na Venezuela desde a contestada reeleição do Presidente Nicolas Maduro, em Julho, concorreu com o activista azeri Akif Gurbanov e a feminista georgiana Babutsa Pataraia.

Ao receber a notícia, Corina Machado dedicou-o "a todos os que lutam em conjunto pela causa da liberdade" na Venezuela.
"A importância deste prémio é imensa não só para mim mas para todos aqueles que lutam juntos pela causa da liberdade na Venezuela", disse Corina Machado perante a Assembleia do Conselho da Europa, num discurso por videoconferência a partir de um local desconhecido, pois encontra-se na clandestinidade, pensa-se que no seu próprio país.

"Lamento profundamente que não possa viajar", disse o Presidente da Assembleia, Theodoros Rousopoulos, a Corina Machado, numa altura em que a conversa com a galardoada decorria por videoconferência.

É a primeira vez que o Conselho da Europa atribui o Prémio Vaclav Havel a uma pessoa da América Latina, desde que a organização entregou o prémio pela primeira vez em 2013, nesse ano ao defensor dos direitos humanos bielorrusso Ales Bialiatski.

Maduro, cuja vitória foi validada pelo Supremo Tribunal a 22 deste mês, foi declarado vencedor com 52% dos votos pelo Conselho Nacional Eleitoral, que, no entanto, não tornou públicos os relatórios das mesas de voto.

Segundo a oposição, que publicou a contagem dos votos fornecida pelos seus escrutinadores, o seu candidato Edmundo Gonzalez Urrutia obteve mais de 60% dos votos. Ameaçado de prisão no seu próprio país, encontra-se exilado em Espanha, que lhe concedeu asilo.

Após o anúncio da reeleição de Maduro, as manifestações espontâneas que se seguiram causaram a morte de 27 pessoas e 192 feridos. Cerca de 2.400 pessoas foram detidas, segundo fontes oficiais.

Cerca de sete milhões dos 30 milhões de venezuelanos fugiram do país desde 2014 devido à crise política e económica, e os especialistas esperam uma nova vaga de migração.

O Prémio Vaclav Havel, no valor de 60.000 euros, é atribuído todos os anos desde 2013 a uma figura de destaque da sociedade civil pelas suas "acções excepcionais em prol dos direitos humanos na Europa e no mundo", segundo a PACE.

Vaclav Havel, combatente contra o totalitarismo, símbolo duradouro da oposição ao despotismo e Presidente da Checoslováquia e depois da República Checa entre 1989 e 2003, morreu a 18 de Dezembro de 2011, com 75 anos.

Corina Machado concorria contra outros dois nomeados: Akif Gurbanov, activista político azerbaijanês e co-fundador do Instituto de Iniciativa Democrática (IDI) e da Plataforma da Terceira República, detido em março deste ano durante uma manifestação, e Babutsa Pataraia, advogada georgiana que luta contra o feminicídio há mais de uma década e directora da ONG Sapari.

No ano passado, foi o jornalista, activista e empresário turco Osman Kavala, preso desde 2017. Os anteriores vencedores incluem a figura da oposição russa Vladimir Kara-Murza (2022), o activista dos direitos das minorias uigures Ilham Tohti (2019) e a yazidi Nadia Mourad (2016).

O Conselho da Europa, um organismo que não faz parte da União Europeia, foi fundado em 1949 para promover a integração europeia, o Estado de direito e os direitos humanos no rescaldo da Segunda Guerra Mundial.CS



Tags


Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+