Moscovo - Mais de 50 mil soldados, 140 aeronaves e 60 navios vão estar nos exercícios Vostok-2022 (Orient-2022) que vai ocorrer no Extremo Oriente russo entre 1 e 7 de Setembro, informou hoje Ministério da Defesa russo.
Os exercícios serão comandados pelo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Rússia, general Valeri Gerasimov, e vão ocorrer no distrito militar oriental e nas águas dos mares de Okhotsk e Japão, adianta o Ministério da Defesa em comunicado.
Contingentes e observadores de mais de 10 países vão participar na Vostok-2022, incluindo China, Índia, Síria, Argélia, Mongólia, Nicarágua, Laos e Azerbaijão.
Militares da Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão, que junto com a Rússia fazem parte da Organização do Tratado de Segurança Colectiva, também estarão presentes.
Os exercícios visam testar as acções de grupos de coligação e vários tipos de unidades para "garantir a segurança militar da Federação Russa e dos estados parceiros na área de responsabilidade do eleitorado militar oriental", é referido no comunicado.
Os exercícios no Extremo Oriente coincidem com o sétimo mês da campanha militar russa na Ucrânia e serão muito menores do que os anteriores.
Por exemplo no exercício de 2018, participaram mais de 300 mil soldados.