Washington - O presidente norte-amricano, que tinha uma visita a partir de segunda-feira (22 de Maio) à Papua-Nova Guiné, para participar num Fórum económico regional, cancelou hoje a viagem e pediu desculpas por telefone ao primeiro-ministro papua, James Marape, soube-se hoje de fonte oficial.
Segundo a Casa Branca (Presidência norte-americana), Biden, que se deslocou ao Japão para participar na cimeira dos sete países mais industrializados do mundo (G7), marcada para este final de semana, Biden estará indisponível porque acompanhará as negociações sobre o teto da dívida nos Estados Unidos.
O presidente, acrescenta a presidência norte-americana, terá de falar com urgência e pessoalmente com os principais líderes do Congresso norte-americano, uma vez que, se as negociações sobre o teto da dívida falharem, há o risco dos Estados Unidos entrarem em situação de incumprimento.
No entanto, prosseguiu a Casa Branca, Biden "quis deixar claro" o "compromisso" dos Estados Unidos para com as ilhas do Pacífico.
Biden, concluiu a Casa Branca, também convidou Marape e outros líderes políticos da região para uma segunda cimeira, em Washington (EUA), com o objectivo de discutir "prioridades comuns" como a crise climática, a cooperação económica e a segurança marítima, numa altura em que a administração norte-americana procura formas de contrariar a influência da China.
Em função disso, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, representará Joe Biden no referido Fórum económico, agendado para a cidade de Port Moresby (Papua-Nova Guiné).DSC