Maputo - O governo do Japão vai oferecer um navio de vigilância e equipamento de navegação aérea orçados em mais de 23 milhões de dólares (mais de 21 milhões de euros), anunciou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Verónica Macamo.
A governante, que fez o anúncio após a cerimónia de assinatura do acordo de doação em Maputo, disse que no âmbito do entendimento, Tóquio vai fornecer um navio de vigilância, ainda em construção, orçado em 830 mil dólares(760 mil euros), e equipamento de navegação aérea, estimado em 22,5 milhões de dólares (20,6 milhões de euros).
"Manifestamos o nosso profundo apreço ao povo e Governo do Japão pelo contínuo apoio aos esforços de desenvolvimento económico e social de Moçambique e renovámos a nossa vontade de ver cada vez mais reforçadas as relações de amizade e cooperação", disse a ministra dos Negócios e Cooperação de Moçambique.
O acordo prevê o fornecimento de rádios de comunicação terra-ar, viaturas de combate a incêndios, drones, estações meteorológicas aeroportuárias e simulador de controlo de tráfego aéreo.
Será igualmente implementado um vasto programa de formação do pessoal de operações, nomeadamente controladores de tráfego aéreo e os quadros da área de manutenção.