Telavive - O ministro da Defesa israelita, Israel Katz, advertiu hoje que Israel irá reagir com força a qualquer violação de um cessar-fogo no Líbano que venha a ser acordado, segundo a Reuters.
"Se não agirem, nós agiremos, e com força", disse Katz, citado num comunicado do ministério, durante uma reunião em Telavive com a coordenadora especial da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert.
A declaração de Katz antecipa uma reunião do gabinete de segurança israelita sobre o acordo de cessar-fogo entre Israel e a milícia libanesa Hezbollah, que os Estados Unidos anunciaram estar próximo.
A reunião vai realizar-se hoje à tarde, segundo anunciou a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros israelita, Sharren Haskel.
"O gabinete (de segurança) vai reunir-se esta tarde para discutir este acordo", disse Haskel numa conferência de imprensa em Jerusalém, citada pela agência francesa AFP.
Haskel recusou-se a entrar em detalhes do texto "dada a natureza sensível da questão".
O conflito foi desencadeado por um ataque do grupo palestiniano Hamas em Israel em Outubro de 2023, que levou a uma ofensiva israelita na Faixa de Gaza e, mais recentemente, no sul do Líbano para tentar neutralizar o Hezbollah. GAR