Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Iraque e Huthis do Iémen saúdam cessar-fogo no Líbano

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 27 Novembro de 2024 | 11h39
Mapa do Iraque
Mapa do Iraque
Divulgação

Bagdade - O Governo do Iraque e os Huthis do Iémen saudaram hoje o cessar-fogo estabelecido no Líbano, após dois meses de guerra aberta entre o exército israelita e o grupo xiita libanês Hezbollah, segundo a Reuters.

A diplomacia iraquiana saudou hoje a trégua estabelecida no Líbano, após dois meses de guerra aberta entre o exército israelita e o Hezbollah, apelando à "multiplicação dos esforços internacionais para evitar qualquer nova escalada" nesta frente.

Na sua declaração, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraquiano apela ainda "à comunidade internacional para que tome medidas sérias e urgentes para colocar fim aos massacres e ataques" contra os palestinianos na Faixa de Gaza.

Já os rebeldes Huthis do Iémen, aliados do Irão, como o grupo xiita libanês,  viram o cessar-fogo no Líbano como uma "vitória do Hezbollah" contra Israel.

"Saudamos a resistência do Hezbollah e do querido povo libanês diante da agressão brutal de Israel", escreveu o porta-voz Huthi na rede social X, acrescentando que "o Líbano foi capaz, graças a esta resistência, obter uma nova vitória".

O cessar-fogo entre Israel e os militantes do Hezbollah, no Líbano, começou hoje às 04:00 locais (03:00 em Angola).

Anunciada na terça-feira, a trégua é um passo importante para pôr fim a quase 14 meses de combates desencadeados pela guerra em curso em Gaza entre Israel e o movimento islamita palestiniano Hamas.

Não houve relatos imediatos de alegadas violações à trégua, e houve sinais de celebração em Beirute. Israel prometeu que vai atacar se o Hezbollah violar o acordo.

O cessar-fogo prevê uma interrupção inicial de dois meses dos combates e exige que o Hezbollah ponha termo à presença armada no sul do Líbano, enquanto as tropas israelitas devem regressar ao outro lado da fronteira.

Milhares de tropas libanesas adicionais e forças de manutenção da paz da ONU vão ser destacadas para o sul e um painel internacional vai controlar o cumprimento do acordo.

O exército libanês anunciou hoje que tomou "as medidas necessárias" para se reposicionar no sul do país, onde está em vigor um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah.

Na sequência da entrada em vigor do cessar-fogo, o exército está a tomar as medidas necessárias para completar o seu destacamento no sul do Líbano, afirmaram as forças armadas em comunicado.

O exército pediu ainda aos deslocados para não regressarem às zonas da linha da frente antes da retirada do exército israelita. GAR





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26


Notícias de Interesse

Papa e líder palestiniano reunidos no Vaticano

 Quinta, 12 Dezembro de 2024 | 19h32

Cabo Verde regista 64 novos casos de Dengue

 Quinta, 12 Dezembro de 2024 | 19h19

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+