Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Irão vai começar a produzir urânio enriquecido a 60% a partir da próxima semana

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 14 Abril de 2021 | 09h02

Teerão - O Irão planeia começar a produzir urânio enriquecido a 60% a partir da "próxima semana", como resposta ao "terrorismo nuclear" de Israel, anunciaram autoridades de Teerão.

O Irão anunciou na terça-feira que iria "começar a enriquecer urânio a 60%" no isótopo 235, segundo o embaixador da República Islâmica na Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA).

Os trabalhos preparatórios para implementar esta decisão começaram na terça-feira à noite e "planeamos acumular o produto [de duas cascatas centrifugadoras dedicadas a 60% de urânio] na próxima semana", indicou Kazem Gharibabadi.

Esta decisão anunciada após uma explosão na fábrica de Natanz é a "resposta" da República Islâmica ao "terrorismo nuclear" de Israel, disse hoje o presidente iraniano.

"Esta é a resposta à sua malícia", disse Hassan Rohani numa reunião do gabinete.

"O que vocês fizeram chama-se terrorismo nuclear, o que estamos a fazer é legal", disse numa referência a Israel, que Teerão acusa de sabotar a sua fábrica de enriquecimento de Natanz, um dos centros nevrálgicos do programa nuclear da República islâmica, no centro do Irão no domingo.





Fotos em destaque

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

Projecto "Ilumina Angola" beneficia sete milhões de pessoas

 Sexta, 03 Janeiro de 2025 | 14h02


Notícias de Interesse

ONU diz que Irão executou 901 condenados em 2024

 Terça, 07 Janeiro de 2025 | 16h28

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+