Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Irão promete resposta mais forte em caso de retaliação israelita

     Mundo              
  • Luanda • Quinta, 03 Outubro de 2024 | 09h42

Teerão - O Presidente iraniano, Massoud Pezeshkian, garantiu quarta-feira que o Irão "não procura a guerra", mas prometeu "uma resposta mais forte" em caso de retaliação israelita ao ataque massivo de mísseis, na terça-feira, de Teerão contra Israel.

Se Israel "quiser responder, teremos uma resposta mais forte", destacou o chefe de Estado, numa conferência de imprensa conjunta com o emir do Qatar, o xeque Tamim bin Hamad Al-Thani, em Doha, citado pela AFP. 

O Irão "não procura a guerra, é Israel que nos pressiona para reagir", acrescentou Pezeshkian.

O líder iraniano reagiu um dia depois de um ataque iraniano contra Israel com recurso a cerca de 180 mísseis, 90% dos quais, segundo Teerão, atingiram o seu alvo.

Um grande número foi interceptado pelo sistema anti-míssil, de acordo com o Exército israelita, que esclareceu que os mísseis caíram sobre bases aéreas do país, sem causar danos.

Este ataque directo iraniano a Israel, o segundo desde Abril, fez soar sirenes por todo o país, ferindo duas pessoas em Israel e matando um palestiniano na Cisjordânia ocupada, segundo os serviços de emergência e um responsável palestiniano.

"O objectivo malicioso do regime israelita é semear a insegurança e espalhar a crise na região", acusou ainda o Presidente iraniano.

Acrescentou que o que pede aos Estados Unidos e aos países europeus é que digam à entidade que estabeleceram na região (Israel) para parar o derramamento de sangue.

Com os seus ataques contra o Hezbollah no Líbano, Israel está a empurrar a região "para a beira do abismo", alertou, por sua vez, o Emir do Qatar.

O xeque criticou ainda os ataques israelitas na Faixa de Gaza, garantindo que Doha vai continuar os seus esforços de mediação para negociar um acordo de cessar-fogo na guerra desencadeada há quase um ano por um ataque do movimento islamita palestiniano Hamas palestiniano em solo israelita. GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Angola ​quer fim da pena de morte no mundo

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 17h04

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+