Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Irão exclui novo acordo e considera-o "desnecessário"

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 11 Dezembro de 2023 | 15h16

Teerão - As autoridades iranianas excluíram esta segunda-feira a possibilidade de assinar um novo acordo nuclear e consideraram o pacto "desnecessário", acusando "aqueles que apresentam novas ideias" de "não terem cumprido as suas obrigações" no passado.

Numa conferência de imprensa em Teerão, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Naser Kanani, argumentou que a ideia de um novo acordo foi "apresentada por aqueles que hesitam em cumprir as suas próprias obrigações".

"Não as cumpriram no quadro do que foi acordado", frisou Kanani, citado pela agência noticiosa iraniana Tasnim, numa alusão aos Estados Unidos, que anunciaram em 2018 a retirada unilateral do Plano de Acção Conjunto Global (JCPOA), assinado pelas principais potências mundiais com Teerão.

A este respeito, Kanani afirmou que o Irão "não vê a necessidade de assinar um novo JCPOA".

Irão, Rússia, Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Alemanha assinaram o pacto nuclear em 2015, cuja implementação levou ao levantamento das sanções económicas e financeiras impostas pelo Conselho de Segurança da ONU, pelos Estados Unidos e pela União Europeia (UE) a Teerão.

No entanto, em Maio de 2018, Washington, através do ex-presidente Donald Trump, abandonou o pacto e restabeleceu as sanções contra o Irão, alegando que Teerão estava a violar o acordo e a desenvolver armas nucleares, embora os outros países tenham afirmado que estavam dispostos a manter o acordo. MOY/JM





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

MPLA na Quiçama aposta na formação ideológica

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 17h33

Caála regista 40 casos de malnutrição/mês   

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 17h27

Governo dinamiza boas práticas de produção de carne

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 17h05

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+