Nova Delhi - A CPLP e a Índia querem reforçar a cooperação "nos mais diversos domínios", incluindo no económico e sobre a integração da diáspora indiana nos Estados-membros da comunidade, anunciou hoje o secretário-executivo da organização lusófona.
O chefe da diplomacia indiana, Subrahmanyam Jaishankar, deverá reunir-se com os seus homólogos dos Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Nova Iorque, à margem da 77.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, adiantou Zacarias da Costa, em declarações à Lusa.
Segundo o secretário-executivo, esta reunião foi solicitada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia à CPLP.
"O encontro vai nesse sentido de aprofundarmos, não só a cooperação nos mais diversos domínios - a Índia é um país bastante avançado mas também de olharmos um pouco como é que a integração da diáspora indiana nos nossos países está a ser feita, e como é que poderemos trabalhar muito mais" nesse sentido, afirmou o diplomata timorense, que desde Julho de 2021 assumiu a liderança do secretário-executivo da CPLP.
Mas, sublinhou, os indianos estão interessados numa cooperação na área económica com os Estados-membros da CPLP.
Além disso, Zacarias da Costa anunciou que na primeira semana de Dezembro, está prevista a realização da semana da lusofonia em Goa, uma iniciativa conjunta da CPLP, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e das autoridades da Índia.
Esta iniciativa conta com a presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, em Goa, disse.
"Estas são iniciativas que podemos sempre organizar, onde está a própria gastronomia e a promoção da própria língua portuguesa e onde os nossos países estão presentes", realçou o diplomata timorense, defendendo, porém, que também é necessário traduzir livros de alguns autores indianos para português e de portugueses para indiano, outros dos objectivos neste estreitar das relações entre CPLP e Índia.
"Já temos muitos autores portugueses que estão traduzidos em inglês, mas precisávamos de ter muito mais", defendeu o secretário-executivo.
A Índia é um dos países observadores associados da CPLP. A candidatura da Índia àquele estatuto foi aprovada na última Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que decorreu em 17 de Julho de 2021 em Luanda, Angola.
Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste são os nove Estados-membros da CPLP.