Beirute - O Hezbollah anunciou hoje a preparação de um funeral "popular e oficial" para Hassan Nasrallah, o líder do grupo morto há dois meses num ataque israelita, segundo um responsável dos xiitas libaneses, avança o site Notícias ao Minuto.
"Adiámos o funeral" de Hassan Nasrallah "para organizar um funeral digno dele", anunciou Mahmoud Qomati durante uma visita com a imprensa aos subúrbios do sul de Beirute, o bastião do Hezbollah, no dia em que entrou em vigor a trégua com Israel.
A trégua de 60 dias entrou em vigor às 04h00 de hoje locais (02h00 em Lisboa), após mais de um ano de combates entre o grupo pró-iraniano e Israel, que causou milhares de mortos.
O acordo, negociado sob a égide dos Estados Unidos e da França, prevê uma retirada gradual do Hezbollah e das tropas israelitas do sul e o envio do exército libanês ao longo da fronteira.
Ao abrigo do acordo, os membros do Hezbollah devem retirar-se para norte do rio Litani e os Estados Unidos e a França vão trabalhar para que até 10.000 soldados libaneses sejam destacados para o sul do país "o mais rapidamente possível", segundo o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati.
Segundo estimativas do Governo libanês, mais de 1,2 milhões de pessoas fugiram ao conflito entre o Hezbollah e Israel em apenas dois meses.
O Hezbollah começou a bombardear Israel a partir do sul do Líbano para apoiar o grupo extremista palestiniano Hamas, que atacou território israelita em 07 Outubro de 2023 e enfrenta, desde então, uma ofensiva israelita em Gaza.
Em Setembro, Israel intensificou o bombardeamento do Líbano, a que se seguiu uma invasão do sul do país vizinho. MOY/AM