Bagdad - O secretário-geral da ONU, António Guterres, aterrou hoje em Bagdad, capital do Iraque, para promover a paz, direitos humanos e o desenvolvimento sustentável do país, anunciou o seu porta-voz, citado pela Lusa.
A última visita de Guterres ao Iraque ocorreu há seis anos, pelo que aproveitará a recente deslocação para se reunir com vários funcionários do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Mohammed Shia 'Al Sudani, e reiterar o compromisso da ONU em apoiar o desenvolvimento de todos os iraquianos.
Enquanto estiver na capital iraquiana, o secretário-geral também vai reunir e ouvir representantes de grupos de direitos da juventude e de mulheres e terá encontros com funcionários da ONU no país.
"Esta é uma visita de solidariedade. Solidariedade com o povo e as instituições democráticas do Iraque e uma solidariedade que significa que a ONU está totalmente empenhada em apoiar a consolidação das instituições neste país”, disse Guterres à chegada ao país.
Durante a sua estada, vai também expressar a sua confiança de que os iraquianos saberão superar as dificuldades e os desafios que ainda enfrentam através de um diálogo aberto e inclusivo.
Admitindo uma "enorme admiração pelo povo iraquiano", o líder da ONU recordou as visitas que já fez a Bagdad no passado, não só como secretário-geral, mas também como alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados, em que teve a oportunidade de se encontrar com iraquianos deslocados dentro e fora do país e "testemunhar a sua coragem".
"Quero elogiar os esforços que o Governo está a fazer para permitir o regresso dos iraquianos fora do país e estaremos a apoiar totalmente esses esforços. Quero, mais uma vez, expressar a minha profunda solidariedade ao povo iraquiano e a minha esperança de que o Iraque enfrentará um futuro de paz e prosperidade e com instituições democráticas consolidadas", concluiu.
Na quinta-feira, o ex-primeiro-ministro português visitará um campo de deslocados internos e um centro de reabilitação no norte do país, e de lá partirá para Erbil, para um encontro com funcionários do Governo regional do Curdistão, de acordo com o seu porta-voz Stéphane Dujarric.
"De lá, o secretário-geral seguirá para Doha, no Qatar, para participar na Cimeira dos Países Menos Desenvolvidos e na 5.ª Conferência dos Países Menos Desenvolvidos (LDC5), onde defenderá a implementação do Plano de Acção de Doha, adoptado durante a primeira parte da conferência LDC5 em Março do ano passado", informou Dujarric em comunicado.
Guterres enfatizará que o mundo "não tem um momento a perder, pois os países menos desenvolvidos estão presos no meio de uma onda crescente de crise, incerteza, caos climático e profunda injustiça global", acrescenta a nota.
O líder das Nações Unidas pedirá ainda aos países desenvolvidos que cumpram o seu compromisso de fornecer aos países menos desenvolvidos assistência climática e de desenvolvimento, entre outras medidas.