Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guterres pede paz contra a "erosão da confiança" no mundo

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 26 Novembro de 2024 | 16h31
Secretário-geral da ONU, António Guterres
Secretário-geral da ONU, António Guterres
DR

Lisboa - O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou hoje que a continuação de vários conflitos no mundo está a levar à "erosão da confiança no sistema multilateral, nas sociedades e um no outro", noticiou a agência Lusa.

 "Precisamos de paz, acima de tudo, de paz em Gaza, com um cessar-fogo imediato, a libertação imediata e incondicional de todos os reféns, a entrega eficaz e sem obstáculos de ajuda humanitária e o inicio de um processo irreversível em rumo à solução dos dois Estados. Paz no Líbano com a cessação das hostilidades imediatamente e a aplicação plena das resoluções do conselho de segurança", afirmou o secretário-geral durante a cerimónia de abertura do 10º Fórum da UNAOC, em Cascais (Portugal).

Guterres apelou ainda à paz na Ucrânia, "em conformidade com a carta das Nações Unidas, o direito internacional e com as resoluções da Assembleia Geral" e no Sudão, "com todas as partes a silenciarem as armas e a empenharem-se num caminho para uma paz duradoura".

"Em todo o lado é imperioso defender a carta das Nações Unidas e o direito internacional, incluindo os princípios de soberania, de integridade territorial e de independência política de todos os Estados", reiterou.

O responsável sublinhou ainda os "tempos muito difíceis" que o mundo enfrenta, cujo tecido social se encontra "em acentuada pressão" devido a estratégias cívicas que visam "semear divisões e ampliar fracturas nas sociedades".

"As tensões aumentam em várias frentes. Os direitos humanos estão sob ataque, a crise climática continua a agravar-se, sectarismos de várias ordens proliferam, os conflitos e as guerras alimentam e acentuam cada uma destas ameaças", adiantou o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Guterres alertou para as consequências desta "ausência da paz", que levam à "erosão da confiança no sistema multilateral, nas sociedades e um no outro" e cuja reconstrução deve ser feita não apenas através "dos Governos e das instituições", mas com "comunidades de confiança", incluindo organizações de sociedade civil, comunidades marginalizadas, autoridades locais e líderes religiosos".

O secretário-geral sublinhou ainda os perigos associados à utilização da tecnologia que perpetua "estereótipos e concepções erradas" que, recorrendo à desinformação, alimentar o "anti-semitismo repulsivo, a intolerância muçulmana e ataques a comunidades de minorias cristãs. Estas são as novas tácticas dos novos media".

Quando não são controladas, as plataformas digitais e a Inteligência Artificial alimentam "o discurso de ódio a uma velocidade nunca antes vista", as piores vozes da humanidade são amplificadas e "muitas vezes lidam à violência, através da proliferação de 'deepfakes' que tornam o impossível e o inverificável credível num instante", afirmou António Guterres.

Durante a cerimónia de abertura, foram ainda oradores o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, o Rei de Espanha, Felipe VI, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan e o alto representante para as Nações Unidas, Miguel Ángel Morantinos.

Este ano, Cascais acolheu o 10º Fórum Global da Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), que decorreu nos dias 26 e 27 de Novembro, no Centro de Congressos do Estoril, e contou com a presença do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e de dezenas de ministros dos Negócios Estrangeiros, altos funcionários de várias organizações internacionais, bem como de vários ex-chefes de Estado e de Governo.

O fórum, que contará igualmente com a presença dos Chefes de Estado dos oito países que organizaram fóruns anteriores, como a Espanha, a Turquia, o Brasil, o Qatar, a Áustria, a Indonésia, o Azerbaijão e Marrocos, comemora o 20.º aniversário da fundação da Aliança das Civilizações e tem por objectivo fazer o balanço dos esforços realizados ao longo das duas últimas décadas, com vista a planear o futuro da iniciativa. DSC/AM

 

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+