Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guterres espera que trégua parcial "abra caminho a paz justa" na Ucrânia

    Angop logo
     Mundo           
  • Luanda • Quinta, 20 Março de 2025 | 08h50
Secretário-geral da ONU, António Guterres
Secretário-geral da ONU, António Guterres
DR

Nova Iorque - O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse esperar que a trégua parcial acordada pela Rússia e pela Ucrânia "abra caminho a uma paz justa que respeite a independência, a soberania e a integridade territorial da Ucrânia".

"Estas medidas representam medidas de construção de confiança que podem facilitar as discussões subsequentes entre todos os actores no sentido de uma redução da guerra", disse quarta-feira António Guterres, que se encontra em Bruxelas, segundo a Lusa.

Horas antes, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que transmitiu ao homólogo norte-americano, Donald Trump, que está pronto para aceitar uma trégua parcial com a Rússia para pôr fim aos ataques de ambos os lados contra infra-estruturas energéticas e civis.

Um dos primeiros passos para acabar completamente com a guerra pode ser acabar com os ataques à energia ucraniana e a outras infra-estruturas civis.

Apoio este passo, e a Ucrânia confirmou que está pronta para o dar, escreveu Zelensky numa mensagem na rede social X, após uma chamada telefónica realizada pouco antes com o líder da Casa Branca.

A conversa dos presidentes da Ucrânia e dos Estados Unidos ocorreu um dia depois de Trump ter anunciado um acordo com o homólogo russo, Vladimir Putin, para uma trégua de 30 dias, limitada a ataques a infra-estruturas e alvos energéticos.

No entanto, Zelensky afirmou que Putin, rejeita um cessar-fogo enquanto houver tropas ucranianas na região russa de Kursk.

Putin "não quer um cessar-fogo enquanto as nossas tropas estiverem na região de Kursk", disse Zelensky, numa conferência de imprensa.

Por seu lado, o presidente dos Estados Unidos apontou que a chamada telefónica com o homólogo ucraniano foi "muito boa".

O exército ucraniano lançou uma ofensiva surpresa na região fronteiriça de Kursk em Agosto de 2024, onde resistiu a diversos ataques russos com apoio de tropas norte-coreanas.

Mantendo-se agora apenas numa pequena parte após recuar rapidamente nas últimas semanas, depois de perder acesso a informações e outro tipo de apoio militar norte-americano.

Zelensky adiantou ter discutido a possibilidade de, no âmbito do acordo em negociação, os Estados Unidos assumirem o controlo de apenas uma central nuclear ucraniana, a de Zaporijia, actualmente ocupada pelos russos.

"Discutimos apenas uma central eléctrica, que está sob ocupação russa", disse o Presidente ucraniano.

Horas antes, a Casa Branca anunciou que Trump sugeriu a Zelensky que os Estados Unidos poderão assumir o controlo das centrais nucleares e de energia da Ucrânia.

O controlo americano destas centrais eléctricas proporcionaria a melhor protecção e apoio possíveis para a infra-estrutura energética da Ucrânia", explicou a porta-voz da presidência norte-americana, Karoline Leavitt, aos jornalistas em Washington. GAR





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

África do Sul: Ramaphosa acredita 14 embaixadores

 Quarta, 26 Março de 2025 | 18h12

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+