Guerra Rússia-Ucrânia: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 23h09
Guerra Ucrânia vs Rússia
Guerra Ucrânia vs Rússia
DR

UE entrega um milhão de manuais escolares a alunos ucranianos

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Bruxelas - A União Europeia (UE) vai entregar à Ucrânia um milhão de manuais escolares de informática e artes, impressos no espaço comunitário, visando garantir o acesso à educação apesar da guerra causada pela Rússia.

Em comunicado, o executivo comunitário divulga que hoje foi "entregue às autoridades ucranianas um primeiro lote de um milhão de manuais de informática e de artes, impressos pela UE para os alunos ucranianos".

"No momento em que alunos e professores de toda a UE iniciam um novo ano lectivo, a Comissão está a trabalhar para garantir que os alunos ucranianos possam continuar a sua educação, apesar dos ataques indiscriminados de drones e mísseis do agressor russo", salienta Bruxelas na nota.

Ao todo, desde o início da guerra causada pela invasão russa em Fevereiro de 2022, a UE já disponibilizou 1,5 milhões de manuais escolares à Ucrânia.

Rússia e China realizam exercícios militares conjuntos para Setembro, anuncia Beijing

(Fonte: Agência Xinhua)

Moscovo - A Rússia irá enviar forças navais e aéreas para se juntar a um exercício realizado pela China no Mar do Japão e no Mar de Okhotsk em Setembro, reportou a agência de notícias oficial Xinhua, esta segunda-feira.

Na sequência desta informação, o Ministério das Relações Exteriores da China anunciou também, que o ministro dos Negócios Estrangeiros, Wang Yi, visitará a Rússia para uma reunião sobre cooperação militar e segurança, a ter lugar em São Petersburgo.

Em cima da mesa, entre outros assuntos, estarão os exercícios militares conjuntos no Pacífico ocidental, que visam realçar a cooperação de Moscovo no cenário internacional, associado ao papel de Pequim na segurança na região, afirma o Ministério, em comunicado.

Exército russo reivindica captura de nova aldeia no leste ucraniano

(Fonte: Notícias ao Minuto)

Moscovo - O exército russo reivindicou hoje a tomada de uma nova aldeia na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, perto da cidade estratégica de Pokrovsk, em direcção à qual as suas tropas têm avançado rapidamente nas últimas semanas.

Num comunicado, o Ministério da Defesa russo afirmou que os seus soldados capturaram a aldeia de Memryk, a cerca de 20 quilómetros de Pokrovsk e a menos de cinco da cidade de Selydové.

Também hoje, o exército ucraniano indicou ter repelido 93 ataques russos nas últimas 24 horas em Pokrovsk, Toretsk e Kurajove, na região de Donetsk.

Segundo um comunicado do Estado-Maior ucraniano, Pokrovsk continua a ser a zona mais problemática da frente de combate, onde as forças russas estão a concentrar a sua maior actividade.

MNE ucraniano pede aos aliados que comprem armas do seu país

(Fonte: Lusa)

Kiev - O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andrii Sybiga, pediu hoje aos aliados de Kiev que apostem nas armas fabricadas pelos produtores ucranianos para continuarem a apoiar militarmente o Exército do seu país.

"A melhor forma de aumentar a ajuda militar à Ucrânia neste momento é comprar armas para os combatentes ucranianos a fabricantes ucranianos", declarou Sybiga, que foi nomeado chefe da diplomacia ucraniana na semana passada, numa mensagem publicada na rede social X.

Sybiga acrescentou que desta forma a indústria militar ucraniana receberia financiamento adicional para continuar a crescer e a produzir mais a um ritmo mais rápido.

Ocidente não se deve intimidar pelas ameaças nucleares do Kremlin na Ucrânia, revela director da CIA

(Fonte: Sapo)

Washington - Os EUA e os seus aliados não devem ser “intimidados desnecessariamente” pelas ameaças russas de libertar o seu arsenal nuclear, indicou este fim de semana William Burns,citado pelo jornal americano ‘The Washington Times’.

Numa aparição pública surpresa com o chefe britânico do MI6, sir Richard Moore, em Londres, o director do CIA salientou que os seus analistas avaliaram um perigo genuíno em 2022, quando Vladimir Putin esteve mais inclinado a seguir as suas ameaças, mas que as ameaças russas mais recentes eram muito menos plausíveis.

“O Putin é um agressor. Continuará a utilizar o sabre de vez em quando”, salientou Burns, numa sessão na Kenwood House, em Londres, organizada pelo jornal ‘Financial Times’. “Não nos podemos dar ao luxo de ser intimidados por estes abanões de sabres.”

Os comentários do responsável do CIA surgem à medida que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky intensificou uma campanha de lobby em Washington e outras capitais ocidentais por armas mais ofensivas, uma vez que as tropas ucranianas procuram uma contraofensiva surpresa que já apreendeu uma grande faixa de território russo na região de Kursk.

Reservas russas de energia a era soviética “estão esgotadas”, admite ministro

(Fonte: Executive Digest)

Moscovo - A Rússia esgotou as suas reservas de energia da era soviética, deixando o sector eléctrico do país em necessidade urgente de financiamento, de acordo com declarações do novo ministro da Energia russo, Sergey Tsivilev.

O anúncio foi feito durante um fórum económico em Vladivostok, onde Tsivilev sublinhou a gravidade da situação energética, especialmente nas regiões do Extremo Oriente russo, uma área já vulnerável com o aproximar do período de maior consumo energético no Outono e inverno.

As reservas energéticas criadas durante a União Soviética, que sustentaram a infra-estrutura energética da Rússia durante décadas, foram finalmente “esgotadas”, admitiu Tsivilev. Este esgotamento é atribuído principalmente à falta de investimento em manutenção e modernização dos equipamentos.

A falta de financiamento tem agravado os riscos na rede eléctrica, especialmente em regiões remotas como o Extremo Oriente russo, onde as condições climáticas e a distância dos principais centros de geração de energia representam desafios adicionais. JM





Fotos em destaque

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

Detidos no Zaire cidadãos da RDC por caça furtiva

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h27

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

Conselho da República recomenda criação de Observatório Nacional para segurança alimentar

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h24

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

Angola paga quase dois mil milhões de dólares da dívida para com a China

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h19

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

FACRA disponibiliza 3.7 mil milhões de kwanzas para subsector de logística

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h14

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

Viana encerra 72 casas de pesagem de material ferroso

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h10

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

Diamantes do Lulo continuam a atrair compradores mundiais

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h05

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

Angola regista descida de 17,9 por cento na importação de bens alimentares

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 12h02

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

Produção agrícola aumenta para mais de 26,9 milhões de toneladas na campanha 2023/24

 Domingo, 25 Agosto de 2024 | 11h59


Notícias de Interesse

Kilamba privado do abastecimento de água potável

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 23h01

Exposição celebra Dia do Herói Nacional em Brasília 

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 22h06

Cuanza-Norte recebe meios informáticos para Censo

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 21h46

Ministro da Cultura exalta Augusto Chakaya

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 20h41

+