Paris - A guerra na Ucrânia até agora danificou pelo menos 53 locais culturais naquele país, incluindo 29 templos, 16 edifícios históricos, quatro museus e muitos outros monumentos, anunciou a Unesco nesta sexta-feira, especificando que o balanço não é conclusivo.
Um porta-voz da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) disse que esta avaliação inicial se baseava em imagens de satélite, além de testemunhos recolhidos no terreno.
Entre os lugares afectados pela invasão russa iniciada em 24 de Fevereiro está o Museu Ivankiv em Kiev, a Igreja Ortodoxa Kamaianka em Izium, ou a Igreja Saint Tikhon, em Zadonsky, na região de Zaporizhzhya. A Unesco lançou um apelo para continuar a localizar possíveis danos em pontos culturais na Ucrânia. A maior parte dos danos foi registrada na região de Kharkiv, onde 17 locais foram afetados, como a Catedral da Assunção, o Museu da Cidade e o edifício do antigo Palácio do Povo.
Também foram registrados danos nas regiões separatistas de Donetsk e Lugansk, no leste do país, onde com prejuízos na igreja de São Nicolau, em Myrlikiysky, na capela da mártir Tatiana e na igreja.