Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Guerra Israel-Hamas: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h16
Faixa de Gaza em destroços
Faixa de Gaza em destroços
DR

Três países do Médio Oriente acusam Israel de querer a guerra total na região

(Fonte: Lusa)

Nova Iorque - Os chefes da diplomacia do Egipto, Iraque e Jordânia acusaram hoje Israel de estar a "empurrar a região para uma guerra total" condenando a "agressão" israelita ao Líbano.

"Parar esta escalada começa por parar a agressão israelita em Gaza", refere-se na declaração conjunta dos três países emitida em Nova Iorque à margem dos trabalhos da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os três ministros dos Negócios Estrangeiros discutiram também a possibilidade de organização de uma cimeira tripartida entre os dirigentes do Egipto, Iraque e Jordânia, a realizar no Cairo, tendo apelado à comunidade internacional e ao Conselho de Segurança da ONU para assumirem responsabilidades no sentido de porem termo à guerra.

EUA trabalham para evitar expansão da guerra no Médio Oriente

(Fonte: CNN/Portugal)

Washington - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje que o seu país está a trabalhar “incansavelmente”, tendo em conta a situação actual no Líbano, para evitar uma guerra total no Médio Oriente e levar o processo para o patamar diplomático.

O responsável alerta que o risco de escalada do conflito é "agudo".

Blinken pediu ainda a todos os países com relações aos envolvidos para que pressionem para um cessar-fogo em Gaza. “É o melhor caminho para trazer os reféns para casa e reduzir as tensões nas outras fontes”, disse Blinken.

Novo balanço dos ataques israelitas no Líbano aponta para 51 mortos

(Fonte: Noticias ao Minuto)

Beirute - O Ministério da Saúde do Líbano actualizou hoje para 51 o número de mortos nos ataques israelitas que visaram hoje cinco aldeias do país, incluindo duas em áreas montanhosas fora dos bastiões do movimento xiita libanês Hezbollah.

As mortes ocorreram durante ataques aéreos na aldeia de Joun, na montanha Chouf, a sul de Beirute, e em Maaysara, uma localidade xiita na montanha predominantemente cristã a norte da capital libanesa, informaram as autoridades libanesas.

O anterior balanço das autoridades libanesas tinha dado conta de 15 falecidos.

Israel envia dezenas de corpos para Gaza

(Fonte: UOL)

Telavive - O exército israelita devolveu hoje os corpos de 88 palestinos mortos durante a ofensiva militar na Faixa de Gaza, que o Ministério da Saúde do território se recusou a enterrar antes que Israel divulgasse detalhes sobre quem são e onde os matou.

Os corpos foram levados para Gaza num contentor transportado por um caminhão através de uma passagem controlada por Israel, mas, de acordo com as autoridades palestinas, não foram fornecidas informações sobre os nomes ou idades das vítimas ou os locais onde morreram.

As autoridades de saúde do Hospital Nasser, em Khan Younis, recusaram-se a recebê-los e enterrá-los, pedindo ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que buscasse detalhes sobre o assunto.

Mais de 90 mil deslocados no Líbano desde segunda-feira

(Fonte: AFP/Lusa)

Beirute - Os ataques aéreos israelitas no Líbano provocaram 90.530 mil deslocados desde o início da semana, anunciou esta quarta-feira a Organização Internacional para as Migrações (OIM), organização que integra o sistema da ONU, num comunicado citado pela agência francesa AFP.

A ONU contabilizou 200 mil pessoas deslocadas no Líbano desde que a organização xiita libanesa Hezbollah começou a disparar foguetes contra o norte de Israel há quase um ano, que provocou a retaliação israelita.

Israel e o Hezbollah têm trocado tiros na fronteira israelo-libanesa desde a ofensiva em Gaza (Palestina) que se seguiu ao ataque do grupo palestiniano Hamas em solo israelita de 7 de Outubro de 2023, que causou cerca de 1.200 mortos.

Papa condena "terrível escalada" da violência no Líbano

(Fonte: Lusa)

Cidade do Vaticano - O Papa Francisco denunciou hoje a "terrível escalada" da violência no conflito entre Israel e o movimento xiita Hezbollah no Líbano, qualificando-a de inaceitável, e apelou à comunidade internacional para fazer todos os esforços para encerrar o conflito.

"Estou triste com as notícias vindas do Líbano, onde intensos bombardeamentos causaram inúmeras vítimas e destruição nos últimos dias. Espero que a comunidade internacional faça todos os esforços possíveis para colocar um fim a esta terrível escalada", declarou o Papa.

Líder iraniano nega que morte de comandantes afecte Hezbollah

(Fonte: Lusa)

Teerão - O líder supremo iraniano, 'ayatollah' Ali Khamenei, admitiu hoje que o assassínio na terça-feira de alguns comandantes do Hezbollah por Israel no Líbano causou danos no movimento xiita libanês, mas afirmou que não afectará as capacidades e o poder do grupo xiita.

"Algumas das forças eficazes e valiosas do Hezbollah foram martirizadas, o que sem dúvida causou danos ao Hezbollah, mas não é isso que vai deixar o grupo de joelhos", afirmou, durante uma reunião com soldados e veteranos da guerra Irão-Iraque.

O Hezbollah confirmou hoje que um dos seus líderes militares, Ibrahim Mohammed Kobeissi, foi morto na terça-feira num bombardeamento israelita nos subúrbios a sul da capital libanesa.

Israel prepara-se para possível operação terrestre no Líbano

(Fonte: Associated Press)

Telavive - O chefe do Estado-Maior de Israel, Herzi Halevi, anunciou que os militares do seu país estão a preparar-se para uma possível operação terrestre no Líbano, à medida que o Hezbollah lança dezenas de projécteis contra Israel, incluindo um míssil direccionado hoje a Telavive, que simboliza o ataque mais profundo do grupo extremista até agora, segundo a agência de notícias Associated Press.

Halevi explicou que os mais recentes ataques aéreos israelitas foram projectados para "preparar o terreno para a possível entrada (no Líbano) e continuar a degradar o Hezbollah".

"Estamos a preparar o processo de manobra", continuou, garantindo que o objectivo é permitir que os cidadãos do norte de Israel deslocados possam regressar às suas casas. DSC/JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


Notícias de Interesse

Guerra Rússia-Ucrânia: Síntese de notícias

 Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h25

Angola participa na Feira Internacional do Café em Qatar

 Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h22

Guerra Israel-Hamas: Síntese de notícias

 Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h16

Fundação "AAN" lança conferências Netianas

 Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h12

Petro vence Desportivo com cautelas defensivas

 Quarta, 25 Setembro de 2024 | 20h12

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+