Guerra Israel-Hamas: Síntese de notícias

     Mundo              
  • Luanda • Segunda, 09 Setembro de 2024 | 23h37
Faixa de Gaza em destroços
Faixa de Gaza em destroços
DR

Ataque na Síria atribuído a Israel faz mais de uma dezena de mortos e 40 feridos

 

(Fonte: Agência SANA)

Damasco - A agência de notícias estatal da Síria adianta que morreram pelo menos 14 pessoas e mais de 43 ficaram feridas.

O ataque ocorreu na noite de domingo na província de Hama e é atribuído às forças israelitas pela imprensa do país.

De acordo com a agência Sana, o ataque ocorreu em Masyaf, na província de Hama, no domingo à noite, perto das 23h20 horas locais.

Em reacção às informações da agência estatal síria, as Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmaram que não comentam “relatos nos meios de comunicação social estrangeiros”.

Fechada fronteira entre Cisjordânia e exterior após morte de três israelitas

(Fonte: RTP Notícias)

Gaza - Está fechada a única fronteira entre a Cisjordânia e o exterior depois de três israelitas terem sido mortos por um atirador.

Bibi Netanyahu fala em atentado terrorista e pede ao país que se mantenha unido, mas a rua israelita continua em convulsão e nega-lhe o apoio.

Hamas alerta que reféns “nunca mais verão a luz do sol” se Netanyahu não concordar com cessar-fogo

(Fonte: Sapo)

O Hamas alertou, esta segunda-feira, que os reféns que mantém na Faixa de Gaza desde os ataques perpetrados a 7 de outubro último contra Israel “não verão a luz do sol” se o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, não aceite o acordo de cessar-fogo proposto pelo presidente dos EUA, Joe Biden.

“Se Netanyahu não for pressionado e forçado a cumprir o que foi acordado, os prisioneiros da ocupação não verão a luz do sol”, salientou Izat Al Rishaq, alto funcionário do braço político do Movimento de Resistência Islâmica, indicando que “todos sabem que Netanyahu e o seu Governo nazi são os que estão a impedir um acordo”.

O responsável apontou ainda que os pedidos do Hamas para uma “cessação permanente da agressão” e uma “retirada total” dos militares israelitas de Gaza “são claros”. “Advertimos contra considerar as novas condições de Netanyahu, uma vez que voltaria à estaca zero.”

Começa hoje pausa humanitária para vacinação contra a poliomielite no norte de Gaza

(Fonte: Sapo)

Gaza – A terceira e última fase da pausa humanitária para a vacinação contra a poliomielite teve início hoje no norte de Gaza.

A pausa, que durará até 12 de Setembro, faz parte de uma campanha que visa vacinar cerca de 640.000 crianças em todo o território, após a detecção do vírus em amostras de esgoto em Junho deste ano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que a cobertura vacinal em Gaza, que se situava em 99% em 2022, caiu para menos de 90% no início deste ano, em parte devido à destruição generalizada causada por mais de 10 meses de bombardeamentos israelitas.

A redução da taxa de vacinação deixou a população vulnerável a surtos, especialmente entre crianças menores de cinco anos, a quem o vírus afecta com maior gravidade, podendo causar paralisia irreversível ou mesmo a morte.

 Mais de 2.000 profissionais de saúde foram mobilizados em Gaza para garantir a execução da campanha, com 1,26 milhões de doses de vacinas já entregues à região e mais 400.000 a caminho.

Três guardas israelitas morrem em ataque contra ponte entre Cisjordânia e Jordânia

(Fonte: AFP)

Ramallah - O motorista de um camião matou três guardas israelitas num posto de controlo na fronteira entre a Cisjordânia ocupada e a Jordânia, informou o exército israelita, que continua a sua ofensiva contra o movimento islamista palestiniano Hamas em Gaza.

Este ataque incomum ocorre num momento de intensificação da violência na Cisjordânia, onde Israel lançou uma operação de grande escala paralela à guerra na Faixa de Gaza.

 O exército israelita afirmou que um agressor "aproximou-se da área da ponte Allenby vindo da Jordânia num camião, saiu e abriu fogo contra as forças de segurança israelitas que estavam a operar na ponte". O homem foi abatido, acrescentaram os militares.

 Israel garante que militares estão prontos para qualquer missão no Líbano

(Fonte: RTP Notícias)

Jerusalém - O Chefe do Estado-Maior General do Exército israelita, Herzi Halevi, garantiu hoje que as forças destacadas na fronteira com o Líbano estão preparadas "para qualquer missão", após ataques do grupo xiita Hezbollah que causaram ferimentos em dois militares.

"O ataque do Hezbollah esta manhã  a um edifício residencial em Nahariya é um incidente grave, tal como o fogo dirigido contra cidadãos no norte. O Exército Israelita está a agir fortemente no norte e está num estado de alerta elevado, com planos operacionais prontos, e preparado para qualquer missão necessária", destacou o líder militar, durante uma avaliação da situação.

No domingo, o chefe do Comando Central dos EUA (Centcom), o general Michael Kurilla, chegou a Israel para abordar a tensão com o grupo xiita Hezbollah, com quem Israel tem mantido uma intensa troca de ofensivas através da fronteira com o Líbano desde Outubro. JM





Fotos em destaque

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

Prevenção de acidentes rodoviários vence prémio da feira tecnológica

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h04

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

Mais de quatrocentos reclusos frequentam ano lectivo no Bentiaba (Namibe)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 12h01

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

Angola sem registo de casos da varíola dos macacos

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h54

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

Divisão das Lundas fruto da estratégica de Agostinho Neto

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h50

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

Merenda Escolar chega a mais de três mil crianças dos Gambos (Huila)

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h45

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

Nhakatolo Ngambo torna-se na 6ª rainha do povo Luvale

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h41

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

Parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana com mais de 10 mil elefantes

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h37

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Terça, 17 Setembro de 2024 | 11h34


+