Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Governo colombiano e guerrilha ELN comprometem-se a negociar cessar-fogo

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 11 Março de 2023 | 11h26
Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia
Foto Divulgação

Bogotá - O governo colombiano e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) comprometeram-se, esta sexta-feira, a iniciar conversações para um cessar-fogo, no final da segunda ronda de negociações de paz no México, noticiou agência Reuters.

“Anunciamos o início do processo com vista a um cessar-fogo", indica o acordo apresentado numa reunião entre os negociadores das duas partes.

O enquadramento jurídico do próximo pacto será o direito internacional humanitário, acrescenta o texto lido pela dirigente indígena Dayana Domicó, membro da delegação do governo do Presidente colombiano de esquerda, Gustavo Petro.

"Tal envolve acções e dinâmicas humanitárias destinadas a reduzir a intensidade do conflito, facilitar a participação da população neste processo de paz e fornecer garantias para que este seja possível nas zonas onde a crise humanitária é mais grave", precisa-se no documento.

Delegados do governo colombiano e do grupo de guerrilha ELN encontram-se em conversações no México desde 13 de Fevereiro.

Um dos objectivos do diálogo era lançar as bases para um cessar-fogo.

Na quarta-feira, anunciaram a realização em Cuba de uma terceira ronda de negociações visando pôr fim a quase seis décadas de conflito armado, sem todavia especificarem a data em que essa nova ronda decorrerá.

Havana acolheu as negociações que terminaram em 2016 com a desmobilização das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que foram durante anos a principal guerrilha na Colômbia.

As conversações entre o governo colombiano e o ELN iniciaram-se em 2018 em Havana, durante o executivo do Presidente Juan Manuel Santos (2010-2018), às quais o seu sucessor, Iván Duque (2018-2022), pôs fim em 2019, após um ataque da guerrilha a uma escola de polícia em Bogotá que fez 23 mortos.CNB/GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+