Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Genebra quer proibir exibição e venda de objectos e símbolos nazis

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 28 Janeiro de 2023 | 09h23
Bandeira da Suíça
Bandeira da Suíça
Divulgação

Genebra - O parlamento de Genebra, na Suíça, votou esta sexta-feira, no dia internacional dedicado às vítimas do Holocausto, um projecto para proibir a exibição e venda de objetos nazis, num país onde estes produtos são permitidos, noticiou o site Notícias ao Minuto.

A exibição e venda de objectos nazis não são proibidos na Suíça, ao contrário de outros países europeus, mas isso poderá mudar, pelo menos no cantão de Genebra.


Funcionários regionais eleitos, da esquerda e da direita, apresentaram um texto em Janeiro para "proibir a exibição ou uso de símbolos nazis, emblemas ou qualquer outro objecto de domínio público".


Hoje, dia internacional dedicado à memória das vítimas do Holocausto, o parlamento de Genebra votou o projecto, tendo resultado em 56 votos contra e 28 a favor.


O texto terá de ser aceite pelo Conselho de Genebra e depois pelo parlamento federal em Berna, antes de um referendo popular em Genebra.
"Este texto é bem-vindo, necessário e útil", declarou François Lefort, eleito pelos Verdes.


"Não há medidas tardias para impedir que as ideias nazis se expressem através desses objectos", disse à AFP o parlamentar liberal Alexis Barbey, co-signatário do texto.


Excepções devem ser feitas para museus e cinemas.


"O significado simbólico é muito grande porque já se passaram mais de vinte anos desde que diferentes políticos de diferentes partidos tentaram banir esses símbolos e objectos nazis", comentou o parlamentar da direita radical Thomas Bläsi.


"O nazismo não tem lugar na Europa, não tem lugar na Suíça", sublinhou à AFP o homem que é um dos netos do coronel francês Gaston de Bonneval, ex-ajudante de campo do general de Gaulle.


Cada vez mais vozes se levantam na Suíça para que o país fique ao lado dos seus vizinhos europeus, como a Alemanha, a Bélgica e vários países do leste, como a Polónia, que proíbem símbolos nazis.


Em França, a lei proíbe a exibição de objectos nazis, mas não a sua venda, ainda que raramente seja tolerada.


Na Suíça, "o uso, a exibição de símbolos nazis não é proibido no espaço público desde que não seja acompanhado de uma mensagem ou declaração a promover ideologia racista ou antissemita", explicou à AFP Johanne Gurfinkiel, secretário-geral da Cicad, representando comunidades e organizações judaicas na parte francófona do país alpino.


Essa "particularidade" suíça possibilitou facilitar as reuniões de grupos neonazis europeus ou dar origem a um comércio muito aberto na internet, em particular de uniformes ou objectos do Terceiro Reich, observou.


Nos últimos anos, principalmente durante o período de pandemia e medidas sanitárias, Cicad observou na Suíça um aumento substancial no uso de símbolos ligados ao nazismo ou ao Holocausto, especialmente durante as manifestações.

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+