Paris - A França vai receber ajuda da Alemanha, Grécia, Polónia, Roménia e Áustria para combater os incêndios que já destruíram cerca de 50.000 hectares de floresta este ano, anunciou hoje o Presidente francês, Emanuel Macron.
Numa mensagem na rede social Twitter, Macron disse que a ajuda da Alemanha, Grécia e Polónia começou a chegar, e que a da Roménia e Áustria chegará "nas próximas horas".
"Os nossos parceiros europeus estão a vir em auxílio da França face aos incêndios. Obrigado a eles. A solidariedade europeia está em movimento", disse Macron, que está de férias na sua residência de verão em Brégançon, na Riviera francesa.
Macron disse que mais de 10.000 bombeiros e pessoal da segurança civil estão a combater os incêndios em todo o território "com coragem e determinação", segundo a declaração citada pela agência espanhola EFE.
O Presidente também prestou homenagem a dois bombeiros que morreram durante o combate aos incêndios e anunciou que serão homenageados.
Os dois bombeiros morreram depois de se sentirem indispostos nas áreas de fogo, e não como resultado das chamas.
Macron disse que a prioridade deve ser salvar vidas humanas e manifestou-se solidário com as pessoas que tiveram de ser retiradas das zonas mais afectadas pelos incêndios e com os que perderem os seus bens.
A primeira-ministra, Elisabeth Borne, e o ministro do Interior, Gérald Darmanin, visitaram hoje o posto de comando onde se combate o incêndio na região de Gironda, no sudoeste do país, o mais importante dos 10 fogos ainda activos.
De acordo com as autoridades, 6.800 hectares já arderam na região desde que o incêndio deflagrou novamente na terça-feira, depois de os bombeiros terem conseguido abrandar o seu avanço esta manhã, apesar das duras condições meteorológicas.