Paris - As autoridades Francesas anunciaram esta quinta-feira que vão fornecer ajuda de emergência à população síria no valor de 12 milhões de euros, para acudir às consequências do sismo da passada segunda-feira.
A ajuda será distribuída "em conexão com organizações não governamentais e com as Nações Unidas, em todas as regiões afectadas pelos terramotos", disse François Delmas, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França, clarificando que este gesto em nada altera a "abordagem política" da França em relação ao regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Dos 12 milhões, cinco serão destinados ao Fundo Humanitário para Ajuda Transfronteiriça (SCHF) das Nações Unidas, cinco milhões irão para "várias ONG francesas e internacionais que trabalham nas intervenções de emergência nas áreas de saúde, abrigo, água , higiene, saneamento e segurança alimentar", esclareceu François Delmas.
Em análise está ainda uma contribuição de dois milhões de euros no âmbito da ajuda alimentar, para fazer face às necessidades mais urgentes da população síria.
Em relação à Turquia, onde ocorreu o epicentro do terramoto, a França enviará "nas próximas horas 50 mil vacinas anti-difteria e tétano
A França também apoiará "os esforços da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, no valor de 500 mil euros".
O violento sismo e as suas réplicas, que atingiram a Turquia e a Síria na segunda-feira, já provocaram pelo menos 17.500 mortos, de acordo com o mais recente relatório das autoridades turcas e sírias, hoje divulgado.