Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Fortes protestos para destituir PR sul-coreano antes da votação parlamentar

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 07 Dezembro de 2024 | 11h24
Bandeira da Coreia do Sul
Bandeira da Coreia do Sul
Divulgação

Seul - Uma manifestação contra o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, começou hoje em Seul defronte da Assembleia Nacional da Coreia do Sul, antes da sessão parlamentar destinada a aprovar a demissão do chefe de Estado pela aplicação da lei marcial.

O protesto, em que participam plataformas civis e políticas, bem como a Confederação Coreana de Sindicatos (KCTU), o maior grupo sindical do país, começou às 15h00 locais (06h00 em Lisboa) em frente à sede do órgão legislativo e no meio de um grande dispositivo de segurança, avança a Lusa no site Notícias ao Minuto.

Alguns dos grupos participantes, incluindo a confederação sindical, reuniram-se noutras zonas da capital antes do protesto geral e deslocaram-se para a Assembleia no que designaram por "Marcha Nacional de Vigília", que poderá prolongar-se pela tarde e pela noite, dependendo dos resultados da votação de hoje.

O protesto envolve cidadãos vindos de outras partes do país em viagens organizadas por associações civis ou grupos sindicais, enquanto no distrito de Yeouido, onde se situa a Assembleia, centenas de polícias foram destacados para evitar incidentes.

Segundo a agência noticiosa local Yonhap, um homem de 50 anos foi detido no início da manifestação depois de ter tentado fazer-se explodir junto à Assembleia Nacional e teve de ser hospitalizado, desconhecendo-se o seu estado de saúde.

Devido à grande afluência de pessoas, o operador do metro informou que os comboios não irão parar durante as próximas horas nas duas estações mais próximas do Parlamento. 

A votação da moção de destituição de Yoon, uma iniciativa parlamentar apresentada pela oposição, que tem a maioria no parlamento sul-coreano, está prevista para as 17h00 locais (08h00 GMT).

A chave da votação será a disciplina dos deputados do Partido do Poder Popular (PPP) de Yoon. Embora o PPP tenha aprovado a linha política de apoiar o Presidente para se manter no poder, as principais vozes do partido também criticaram Yoon por ter recorrido na terça-feira a uma medida tão extrema sem justificação.

O líder do partido, Han Dong-hoon, apelou na véspera à "suspensão imediata do Presidente do cargo, com vista a proteger a República da Coreia, nome oficial do país, e o seu povo.

Hoje, afirmou que a "demissão antecipada" de Yoon era "inevitável", acrescentando que o partido iria deliberar sobre a melhor forma de proceder antes da votação parlamentar.

As declarações de hoje foram feitas depois de Yoon ter pedido desculpa "por ter causado preocupação e incómodo ao público", num discurso em que também disse que deixava ao seu partido a responsabilidade de "estabilizar a situação política, incluindo o seu mandato". AM

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Detidos no Zaire cidadãos por auxílio à imigração ilegal

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h12

Govenador enaltece pagamento de bolsas de estudo

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h05

APROCAL disponibiliza subsídios aos grupos carnavalescos

 Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 17h02

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+