Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Finlândia convoca embaixador russo por alegada violação do espaço aéreo

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 09h44
Bandeira da Finlândia
Bandeira da Finlândia
Divulgaçâo

Helsínquia - O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia anunciou que convocou o embaixador da Rússia em Helsínquia, dias depois de ter denunciado que uma "aeronave estatal russa" poderia ter violado brevemente o espaço aéreo finlandês.

O ministério publicou um breve comunicado na rede social X, esta segunda-feira, no qual indicou que pediu explicações ao diplomata russo sobre a "suposta violação do espaço aéreo" na zona do Golfo da Finlândia, localizado no Mar Báltico e cujas águas banham a costa sul do país, noticiou o site Noticias ao Minuto.

Na sexta-feira, o Ministério da Defesa finlandês disse que os incidentes ocorreram por volta das 17:00 (16:00 em Angola), a oeste da cidade de Hanko.

Rússia não fez até ao momento qualquer comentário sobre o incidente.

"Suspeita-se que o avião russo esteve no espaço aéreo finlandês durante alguns minutos. A Guarda de Fronteiras está a investigar o caso e fornecerá mais informações à medida que a investigação avança", concluiu o ministério.

No final de Janeiro, a ministra dos Negócios Estrangeiros finlandesa, Elina Valtonen, que este ano preside a Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), acusou a Rússia de minar a ordem de segurança europeia com a invasão da Ucrânia.

"A guerra (na Ucrânia) minou a ordem de segurança europeia. A Rússia viola todos os 'Princípios de Helsínquia', a inviolabilidade das fronteiras, a integridade territorial, a resolução pacífica dos conflitos e outros valores fundamentais", disse, referindo-se ao que foi acordado na capital finlandesa em 1975.

A Finlândia aderiu em Abril de 2023 à NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte, bloco de defesa ocidental).

A Finlândia tem 1.340 quilómetros de linha de fronteira com a Rússia e reúne um dos mais poderosos arsenais de peças de artilharia da Europa Ocidental.

Ao juntar-se à Aliança Atlântica em resposta à invasão russa na Ucrânia, a Finlândia deixou para trás uma histórica neutralidade militar.

Na altura, a Rússia prometeu tomar "contramedidas", considerando o alargamento da Aliança Atlântica como "um atentado à segurança" do país. CQ/GAR





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Bié regista redução de casos de nados mortos em 2024

 Terça, 11 Fevereiro de 2025 | 20h01

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+