Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Exposição sobre sobreviventes do Holocausto pede atitude democrática

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 10h06
Bandeira da Alemanha
Bandeira da Alemanha
Divulgação

Berlim - Retratos de 80 sobreviventes do Holocausto, exibidos em tamanho gigante numa das praças centrais de Dresden, leste da Alemanha, testemunham o passado e apelam a "assumir a atitude democrática", a poucos dias das eleições legislativas antecipadas, noticiou o site Notícias ao Minuto.

Os cartazes apenas exibem os rostos dos sobreviventes, que olham em frente, sem sorrisos. Ao lado de cada imagem, uma legenda descreve a história daquela pessoa: presos em guetos, deportados para campos de concentração, colocados em trabalhos forçados, perderam pais e irmãos.

Instalada junto à Igreja de Nossa Senhora ('Frauenkirchen'), destruída nos bombardeamentos dos Aliados sobre a capital da Saxónia, há precisamente 80 anos, a exposição faz parte do projecto 'Gegen das Vergessen' (Contra o Esquecimento), criado em 2014 pelo cineasta e fotógrafo italo-alemão Luigi Toscano, que já percorreu o mundo e fotografou mais de 400 sobreviventes da 'Shoah' (Holocausto).

Em Dresden, a exposição foi inaugurada no dia 27 de Janeiro, quando se assinalaram 80 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz, e está patente em plena campanha eleitoral para as eleições legislativas do próximo domingo.

"A minha exposição pretende enviar uma mensagem poderosa contra o esquecimento e manter vivas as memórias dos desafios do nosso passado - especialmente agora, em tempos em que mais do que nunca devemos reconhecer a importância da comunidade e da memória e estarmos prontos para assumir a nossa atitude democrática", justifica o autor, artista pela paz da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), sobre a exposição em Dresden.

Toscano resume o objectivo da exposição com a citação de uma das sobreviventes, Susan Cernyak-Spatz: "Se nos esquecermos do passado, estamos condenados a repeti-lo".

Numa mensagem, o autarca da cidade, Dirk Hilbert, acentua a necessidade de enquadrar a História: "A lembrança activa do sofrimento da própria cidade durante a guerra deve sempre ocorrer no contexto dos crimes nacional-socialistas".

As fotografias de Luigi Toscano, refere, recordam "as terríveis experiências dos sobreviventes da 'Shoah'", ao mesmo tempo que "transmitem uma força impressionante e vontade de viver".

"Este é um legado poderoso para as gerações futuras, aqui em Dresden e muito além dos limites da nossa cidade", considera o autarca, do partido liberal FDP.

As eleições alemãs estão a ser marcadas pela subida da extrema-direita: o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) está em segundo lugar nas sondagens, com cerca de 20% das intenções de voto, o dobro da votação de 2021.

A AfD tem gerado polémica, ao questionar a cultura do arrependimento e da memória, um dos pilares do pós-guerra num país até agora assombrado pela culpa dos horrores do Terceiro Reich.

Dirigentes da AfD desvalorizaram o nazismo e os crimes de guerra cometidos durante esse período, e Björn Hocke, líder do partido na Turíngia (onde a AfD é a maior força política), foi condenado por usar antigos lemas nazis.

A co-líder e candidata a chanceler da AfD, Alice Weidel, também revisitou recentemente a História, sugerindo que "Hitler era comunista".

"Ele considerava-se um socialista", afirmou Weidel, durante um debate na rede social X com o empresário norte-americano Elon Musk, que apoia a extrema-direita alemã nas eleições, suscitando críticas por parte de historiadores e adversários.

A Alemanha realiza no domingo eleições legislativas antecipadas - estavam previstas para 28 de Setembro -, na sequência da queda da coligação governamental liderada por Olaf Scholz e composta pelo SPD (social-democrata), pelos liberais do FDP e pelos Verdes.CS





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Multinacional do Qatar vai ter representação em Angola

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 14h50

Clarós elege 12 para qualificativas ao "Afrobasket`2025”

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 14h34

FMV do Huambo necessita de mais 50 docentes

 Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 14h13

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+