Luanda - Uma exposição fotográfica que retrata as vítimas Nakba (catástrofe) de 1948 estará patente de 15 a 17 deste mês na Embaixada da Palestina em Angola.
Em declarações hoje à ANGOP, a propósito do 15 de Maio, data do início do conflito entre Israel e Palestina, o diplomata palestiniano, Jubrael Al Shomali, disse que “após 75 anos de desenraizamento, deslocamentos e exílio, o número de refugiados palestinianos é de cerca de 8 milhões.
“As acções brutais israelitas contra o povo palestiniano, que até hoje sofre as amarguras de um conflito, perduram há dezenas de anos”, frisou.
Avançou que Israel já se estabeleceu em mais de 85% das áreas históricas da Palestina, de aproximadamente 27 mil quilómetros quadrados, e 531 vilas e cidades palestinas estão destruídas.
Dados das Organizações de Direitos Humanos e do Clube dos Prisioneiros Palestinianos indicam que o número de pessoas detidas pelas forças de ocupação israelitas desde 1976 até hoje chega a cerca de um milhão, entre homens e mulheres.
A área de disputa entre os dois lados localiza-se no Médio Oriente, mais precisamente na Palestina, tendo como foco a cidade de Jerusalém, ponto de forte potencial turístico religioso e que é considerado lugar sagrado para as três religiões monoteístas do planeta: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. CNB/JM