Yerevan - Uma violenta explosão num armazém de fogo de artifício matou, no domingo, pelo menos cinco pessoas e danificou o mercado de Surmalu, na capital arménia de Yerevan, criando um incêndio que se alastrou e deflagrou durante a noite.
Segundo a Euronews, citando o ministério das Situações de Emergência da Arménia, há pelo menos cinco mortos e 60 feridos, além de 19 desaparecidos - cujos familiares acreditam que ficaram presos nos escombros de um edifício dentro do raio de choque.
O governo acrescentou que cerca de 200 bombeiros e voluntários ajudaram nos trabalhos de resgate, dominando o fogo que deixou a zona enegrecida e queimada.
A situação é agravada pelo facto do mercado de Surmalu, um dos mais populares e frequentados mercados da capital do país, estar normalmente lotado aos domingos.
Ainda é desconhecida a causa da explosão. As vítimas são quatro homens e uma mulher.
Ao longo da noite, as forças de emergência resgataram pessoas presas nos edifícios, enquanto foguetes de artifício continuaram a explodir.
Segundo a Procuradoria-Geral da Arménia, também citada pela Euronews, será aberta uma investigação ao armazém, para avaliar a violação de regras de segurança em torno do armazenamento de produtos inflamáveis.