Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Exército confirma retirada das unidades em 2 províncias do sul da Síria

    Angop logo
     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 07 Dezembro de 2024 | 14h58
Mapa da fronteira entre Israel, Líbano e Síria
Mapa da fronteira entre Israel, Líbano e Síria
Divulgação

Damasco - O exército sírio confirmou hoje que retirou as suas unidades das províncias de Deraa e Al Sueida, no sul da Síria, depois de elementos alegadamente terroristas terem atacado postos de controlo, e impôs um cordão de segurança nessas áreas.

Em comunicado, o exército informou que as forças que operam em Deraa e Al Sueida implementaram uma retirada e estabeleceram um cordão defensivo e de segurança depois de elementos terroristas terem atacado os postos de controlo do exército com o objectivo de distrair as Forças Armadas que começaram a recuperar o controlo em Homs e Hama.

O novo posicionamento do exército sírio ocorre depois de facões locais terem tomado na sexta-feira a cidade de Deraa, capital da província com o mesmo nome, e que foi berço das revoltas populares de 2011 no âmbito da chamada 'Primavera Árabe'.

Também o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), na noite de sexta-feira, informou que as fações locais assumiram o controlo de mais de 90% de Deraa, incluindo a cidade com o mesmo nome.

Na cidade vizinha de Soueida, segundo o Observatório e meios de comunicação locais, o governador, os chefes da polícia e dos serviços prisionais, bem como o chefe da secção regional do partido Baath, no poder, tinham abandonado os gabinetes como autoridades locais depois de os combatentes assumirem o controle de vários postos.

Depois de tomar Aleppo, a grande cidade do norte, e Hama, no centro, em menos de uma semana, os rebeldes avançaram em direcção a Homs, a 150 quilómetros a norte da capital, o maior avanço em 13 anos de guerra.

A província de Deraa foi o berço da revolta de 2011 contra o regimento do Presidente Bashar al-Assad, mas regressou ao controlo governamental em 2018 ao abrigo de um acordo de cessar-fogo mediado pela Rússia, aliado do governo sírio.

Esta província tem sido assolada por distúrbios nos últimos anos, com ataques frequentes, confrontos armados e assassinatos, alguns dos quais reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.

O recrudescimento da guerra na Síria obrigou pelo menos 370 mil pessoas a fugir das suas casas, avançou na sexta-feira o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, agravando a situação de um país onde se contam mais de 7,2 milhões de deslocados internos e mais de 5,5 milhões de refugiados espalhados sobretudo pelos países vizinhos.

Depois de mais de uma década de conflito, a Síria continua a constituir a maior crise de refugiados do mundo, destacou o porta-voz. AM

 

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Catoca recebe recomendação para certificação ISO

 Sábado, 15 Março de 2025 | 18h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+