Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Ex-chanceler alemã ganha prémio da ONU por protecção de refugiados

     Mundo              
  • Luanda • Terça, 04 Outubro de 2022 | 17h49
Chanceler alemã, Angela Merkel
Chanceler alemã, Angela Merkel
Pedro Parente

Berlim - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) anunciou, esta terça-feira, que a Angela Merkel, ex-chanceler alemã, receberá o Prémio Nansen de Refugiados do ACNUR 2022.

A cada ano, o prémio – baptizado em homenagem ao explorador, cientista, diplomata e humanitário norueguês Fridtjof Nansen – é concedido a um indivíduo, grupo ou organização que superou o dever de proteger refugiados, deslocados internos ou apátridas.

 

"Sob a liderança da então chanceler federal Merkel, a Alemanha recebeu mais de 1,2 milhões de refugiados e requerentes de asilo em 2015 e 2016 – no auge do conflito na Síria e durante a violência mortal noutros lugares",  pode ler-se no comunicado do ACNUR.

 

O alto comissário do ACNUR, Filippo Grandi, destacou que Merkel agiu com "grande moralidade" e mostrou "coragem política" ao permitir a entrada de pessoas, principalmente do Médio Oriente, na Alemanha, num contexto marcado por conflitos como o da Síria.

 

A agência lembra que a alemã apelou a um "imperativo humanitário" e para que fosse rejeitado o nacionalismo decisivo a favor do encerramento de fronteiras ou pelo menos limitar ao mínimo o fluxo migratório que chegou principalmente à Europa central pela rota dos Balcãs.

 

"Foi uma verdadeira liderança, apelando à nossa humanidade comum, mantendo-se firme contra aqueles que pregavam o medo e a discriminação. Mostrou o que pode ser alcançado quando os políticos tomam o curso de acção certo e trabalham para encontrar soluções para os desafios do mundo, em vez de simplesmente transferir a responsabilidade para os outros", assinalou também Gradi, como se pode ler também.

 

O prémio será entregue a Angela Merkel numa cerimónia em Genebra, que terá lugar a 10 de Outubro.

 

Este ano marca um século desde que Fridtjof Nansen – o primeiro Alto Comissário para os Refugiados – recebeu o Prémio Nobel da Paz de 1922 pelos esforços para repatriar prisioneiros de guerra e proteger milhões de refugiados deslocados por conflitos, revoluções.





Fotos em destaque

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

Governo entrega primeira fase do Campus Universitário do Dondi (Huambo)

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h23


Notícias de Interesse

Relva do estádio 4 de Janeiro preocupa técnico do Sagrada

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 23h40

Porto de Cabinda vai ajudar economia africana

 Sábado, 22 Fevereiro de 2025 | 22h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+