Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Euro-deputados debatem crises em sessão marcada por Prémio Sakharov

     Mundo              
  • Luanda • Sábado, 14 Dezembro de 2024 | 12h08
Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia
Divulgação

Estrasburgo - A queda do regime na Síria, os protestos pró-União Europeia (UE) na Geórgia e a entrega do Prémio Sakharov, aos líderes da oposição na Venezuela vão dominar a sessão plenária do Parlamento Europeu na próxima semana em Estrasburgo.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2024, atribuído pelo Parlamento Europeu, será entregue ao final da manhã de terça-feira, pela presidente da assembleia europeia, Roberta Metsola, ao candidato presidencial Edmundo González Urrutia, que reclama vitória nas eleições de Julho passado.

E está actualmente asilado em Espanha, e a María Corina Machado, líder da Plataforma Democrática Unitária, que será representada pela filha, segundo a Lusa.

"María Corina Machado e o Presidente eleito Edmundo González Urrutia representam todos os venezuelanos dentro e fora do país que lutam para restaurar a liberdade e a democracia", declarou o Parlamento Europeu.

Na cerimónia, que decorre durante a sessão plenária do Parlamento Europeu na cidade francesa de Estrasburgo, estarão igualmente presentes os outros finalistas do galardão: as organizações de mulheres israelitas Women Wage Peace e palestinianas Women of The Sun, bem como o activista anti-corrupção do Azerbaijão, Gubad Ibadoghlu, que será representado pelos filhos, uma vez que está detido em prisão domiciliária no seu país.

Os euro-deputados vão também debater terça-feira as consequências do fim do regime de Bashar al-Assad na Síria, com a União Europeia a pedir uma transição pacífica e a defender a necessidade de preservar a integridade territorial do país, onde o grupo islamita HTS, ou Organização de Libertação do Levante, assumiu o poder.

A chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, participa num debate sobre os protestos que há mais de duas semanas abalam a Geórgia, onde o partido no Governo, o pró-russo Sonho Georgiano, decidiu suspender as negociações para a adesão à UE até 2028, desencadeando protestos maciços que têm sido reprimidos com violência.

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança também vai discutir com os euro-deputados, no mesmo dia, a "manipulação da história da Rússia e a utilização de narrativas falsas para justificar a guerra na Ucrânia".

Ainda na terça-feira, será eleito o Provedor de Justiça europeu, cargo para o qual concorrem seis candidatos, incluindo a portuguesa Teresa Anjinho, antiga provedora-adjunta de Justiça em Portugal (2017-2022).

O mandato é de cinco anos e o próximo Provedor Europeu tomará posse em 27 de Fevereiro.

Os euro-deputados vão ainda analisar o relatório da actividade da actual Provedora, Emily O'Reilly, de 2023.

Na sequência de catástrofes naturais que afectaram vários países europeus, incluindo os incêndios florestais em Portugal e as cheias em Espanha, os euro-deputados deverão aprovar a utilização de fundos da UE para iniciar as acções de recuperação necessárias, uma iniciativa que prevê uma alteração à política de coesão do bloco europeu e da legislação para os fundos agrícolas.

O objectivo é permitir o financiamento rápido de medidas de recuperação na sequência de catástrofes naturais ocorridas em 2024.

Outro tema em debate é a desinformação na Internet e os riscos para a integridade das eleições, após a decisão inédita do Tribunal Constitucional da Roménia de anular a primeira volta das eleições presidenciais no país na sequência de relatos de possível ingerência estrangeira.

Os euro-deputados admitem tomar medidas rápidas caso considerem que redes sociais como o TiKTok e a X violam regras da UE e não respondam adequadamente aos riscos relacionados com a manipulação de informação.

Os euro-deputados devem ainda aprovar o adiamento de um ano da Lei da Desflorestação, com a qual os 27 Estados-membros do bloco querem garantir que os produtos vendidos na UE não provêm de áreas afectadas pela desflorestação.

Num debate com a Comissão Europeia, na quarta-feira, o Parlamento Europeu vai abordar a necessidade de adoptar medidas rápidas e garantir a transparência das alegações de corrupção no sector público.

Uma discussão que o grupo Patriotas pela Europa (que inclui o Chega) afirma visar os escândalos que envolvem o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, uma alegação que o grupo dos Socialistas e Democratas (S&D, que abrange o PS) repudiou.

No mesmo dia, os euro-deputados vão apresentar as suas expectativas para o Conselho Europeu, no dia 19, o primeiro presidido pelo antigo primeiro-ministro português António Costa, e que será centrado na situação na Ucrânia, no Médio Oriente e nas migrações.

O Parlamento Europeu também abordará a cimeira UE-Balcãs, marcada para dia 18. GAR

 





Fotos em destaque

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

Marcha sensibiliza homens para rastreio precoce do cancro da próstata

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h26

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

Criadores de gado no Andulo clamam por financiamento

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h19

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

Restabelecida circulação ferroviária entre Lubango e Menongue

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h14

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

Defendida dinamização empreendedora das artes cénicas  

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 17h07

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

Governo exorta ao uso racional dos recursos florestais

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h54

PR incentiva massificação do desporto escolar

PR incentiva massificação do desporto escolar

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h49

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

Museu Nacional da Escravatura recebe visita do Presidente Biden

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h46

Idosos com protecção social garantida

Idosos com protecção social garantida

 Segunda, 02 Dezembro de 2024 | 16h40


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+