Washington - O Centro de Controlo de Prevenção de Doenças (CDC) informou nessa quinta-feira o primeiro caso conhecido como gripe aviária H5 nos Estados Unidos, registado numa pessoa no Colorado.
A pessoa que testou positivo para o vírus da gripe estava envolvida no abate de aves que deveriam conter H5N1, segundo o CDC em comunicado.
De acordo com a agência, o paciente apresentou fadiga por alguns dias como o único sintoma. Ele já se recuperou e segue isolado sob tratamento com medicamento antiviral.
Os vírus H5N1 foram encontrados em aves de 29 Estados dos EUA desde que o CDC começou a monitorar doenças entre pessoas expostas aos vírus no final de 2021.
“O CDC rastreou a saúde de mais de 2.500 pessoas com exposição a aves infectadas pelos vírus H5N1 e este é o único caso encontrado até o momento. Outras pessoas envolvidas na operação de abate no Colorado testaram negativo para infecção pelo vírus H5, mas estão a ser testadas novamente com muita cautela”, disse a agência.
"Este caso não altera a avaliação de risco humano para o público em geral, que o CDC considera baixa", acrescentou.
Globalmente, este é o segundo caso humano associado a esse grupo específico. O primeiro foi relatado no Reino Unido em Dezembro de 2021.