Washington – O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, conversou, esta quarta-feira, com o rei do Reino Unido, Carlos III, para lhe “apresentar as suas condolências” pela morte da rainha Isabel II.
“O presidente recordou carinhosamente a bondade e hospitalidade da rainha, inclusive quando o recebeu e à primeira-dama no Castelo de Windsor, em Junho passado”, lê-se numa nota publicada pela Casa Branca.
Biden “transmitiu também a grande admiração do povo americano pela rainha, cuja dignidade e perseverança aprofundaram a amizade duradoura e a relação especial entre os EUA e o Reino Unido”.
“O presidente Biden transmitiu o seu desejo de continuar uma relação estreita com o rei”, acrescenta a Casa Branca.
A rainha Isabel II morreu aos 96 anos, na passada quinta-feira, no Castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido. Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de Abril de 1926, em Londres, e tornou-se rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o irmão abdicou. Após a morte de Isabel II, o filho primogénito assume, aos 73 anos, as funções de rei como Carlos III.